Balanços da semana

Ambipar (AMBP3) faz segunda compra da semana e leva 65% da SIR Ambiente

A Ambipar (AMBP3) acabou de realizar mais uma aquisição ao comprar de 65% do capital da SIR Ambiente por meio de sua subsidiária Environmental.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A compra da Ambipar foi anunciada nesta quarta-feira (1º) em comunicado ao mercado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Não foi informado o valor da transação.

“A SIR Ambiente atua há quase 20anos no mercado brasileiro provendo soluções em gerenciamento resíduos industriais, consultoria ambiental, processos de manufatura reversa de equipamentos médico hospitalares, eletroeletrônicos, vestuários, lâmpadas, aerossol, entre outros, incentivando processos de economia circular, como a valorização de resíduose buscando inovações sustentáveis para seus clientes e parceiros”, consta no documento.

A aquisição deve acrescentar à “sinergia operacional” do grupo Ambipar, otimizando as atividades administrativas e o cross selling, em linha com o atual plano estratégico de crescimento, com potencial maximização das margens e retorno.

Apesar de não ter o valor detalhado, a companhia cita, em seu comunicado, que “o preço pago pela aquisição não ultrapassa uma vez e meia o maior dos três valores previstos no artigo 256”.

Esta é a segunda compra da Ambipar na semana

Ainda na terça (31), a companhia também anunciou que efetivou uma aquisição de 70% do capital da Suprema – uma empresa de gestão de resíduos Suprema – também por meio da sua subsidiária Environmental.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A Suprema atua há 26 anos no gerenciamento, movimentação e tratamento de resíduos, coprocessamento, valorização de recicláveis, carregamento e transporte de rocha com foco principal no setor de mineração”, destaca a Ambipar no documento sobre a aquisição.

“A companhia possui expertise em customização de equipamentos para atendimento a demandas específicas e tem sido premiada anualmente pelos clientes como destaque no fornecimento de serviços e práticas de gestão de Qualidade e Segurança. Tem abrangência nacional, com operações em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul”, acrescenta.

Environmental pode ter IPO

Também em agosto, a companhia apresentou um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Environmental à CVM.

Segundo a Ambipar, essa oferta terá esforços de colocação no Brasil e no exterior e será acompanhada de pedido de adesão ao segmento do Novo Mercado da B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Serão fixados pelo conselho de administração da Environmental ESG Participações: a quantidade de ações a serem por ela emitidas no âmbito da oferta e o preço de emissão das ações, conforme venha a ser acordado na data de precificação”, disse a Ambipar.

Cotação de AMBP3

As ações da Ambipar estão cotadas a R$ 64,40, entoando alta de 19,5% no último mês – motivada, em grande parte, pelo volume estrondoso de compras da companhia – apelidada de “máquina de aquisições” pelo BTG Pactual (BPAC11), em relatório.

Desde o início do ano, a companhia já subiu praticamente 140%, considerando que era negociada na faixa dos R$ 26 em janeiro. Vale lembrar que a estreia da Ambipar na bolsa se deu em julho de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião