Ambipar (AMBP3) compra 100% da Watu e avança no ESG

A Ambipar (AMBP3) comprou 100% da Watu através da sua controlada direta, a Ambipar Greentech (VG), segundo fato relevante divulgado nesta quinta-feira (4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A compra da Ambipar não teve valores divulgados e, segundo o documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Watu atua no Brasil e em 14 países, incluindo: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Moçambique, Paraguay, Peru, Uruguai e Estados Unidos.

Por meio da aquisição, a VG busca “manter excelência em soluções em ESG”.

“Para a VG essa aquisição faz com que a empresa se concretize como líder em projetos e soluções correlatos aos conceitos ESG (Environmental, Social and Governance). A VG já é hoje a maior empresa do Brasil, com portfólio de mais de 1.700 clientes”, destaca a Ambipar.

“Para Ambipar, está aquisição está alinhada com os objetivos e estratégia da companhia em oferecer soluções ESG completa aos clientes, com tecnologia. Esta aquisição não será submetida à aprovação dos seus acionistas, tampouco ensejará direito de recesso”, frisou.

Últimas aquisições da Ambipar

Com um avanço crescente na malha de M&As, a Ambipar fez uma série de aquisições nas últimas semanas, incluindo 0% da empresa de tecnologia blockchain Bleu Empreendimentos Digitais, na metade do mês passado.

A Bleu Empreendimentos atua em soluções de tokenização de ativos, gestão de carteiras digitais, desenvolvimento de smartcontracts na tecnologia blockchain, consultoria e rastreabilidade de insumos em blockchain e desenvolvimento de blockchains próprias.

“Com essa aquisição, a Ambipar adquire a expertise de desenvolver soluções tecnológicas blockchain, a qual poderá ser utilizada no rastreio de toda a cadeia de resíduos, desde a geração, movimentação, até a valorização, aplicando o conceito da economia circular e trazendo mais transparência, segurança e confiabilidade ao processo, através do produto Gênio Tracking”, destaca a empresa em documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, no fim de setembro, a companhia comprou a irlandesa Lehane Environmental, por meio da controlada indireta Ambipar Holding UK, por valor  não divulgado.

A empresa em questão especializada em atendimentos de emergências ambientais e serviços industriais. Com mais de 45 anos de atuação, a empresa recém-adquirida possui duas bases operacionais na Irlanda, em Cork e Dublin.

Com a aquisição, a Lehane torna-se Ambipar Response, “que agora conta com a gestão estratégica e estrutura do Grupo Ambipar para impulsionar o seu crescimento no mercado europeu”, diz comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

IPO da Enviromental foi brecado

Com a sucessão de aquisições, os rumores e tendências indicavam uma futura estreia da Environmental ESG, subsidiária da Ambipar, na bolsa brasileira.

Contudo, segundo a Bloomberg, fontes afirmaram à agência que pesaram na decisão as “condições deterioradas do mercado” e a “baixa demanda”.

De acordo como Brazil Journal, o braço de gestão de resíduos da Ambipar pretende prosseguir com o IPO fazendo uma oferta com esforços restritos de distribuição. A companhia e sua controladora não comentaram a suspensão do processo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

A Environmental ESG pretendia realizar uma oferta pública de distribuição 100% primária de, inicialmente, 168.400.000 ações ordinárias. A operação poderia ser acrescida em até 15%, ou 25.260.000 papéis.

A Environmental ESG havia definido a faixa indicativa de preço entre R$ 15,50 e R$ 20,50. A precificação aconteceria hoje, de acordo com o cronograma estimado da operação.

O IPO seria coordenado por Bradesco BBI (Coordenador Líder, Agente Estabilizador), Santander Brasil (SANB11) e UBS BB.

Cotação de AMBP3

As ações da Ambipar caíram 10% no último mês, mas a companhia segue com um saldo positivo no mercado. Nos últimos seis meses foram 40% de alta ante 46% no saldo de 2021. A companhia estreou na B3 ainda em julho de 2020.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião