Alibaba espera arrecadar US$ 15 bi em oferta de ações em Hong Kong

O Grupo Alibaba pretende arrecadar cerca de US$ 15 bilhões por meio da listagem de suas ações na Bolsa de Valores de Hong Kong. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (8), pela agência de notícias “Bloomberg”.

De acordo com o veículo, os executivos da Alibaba se reunirão com os representantes da bolsa de valores. O encontro é uma exigência do país asiático para que as empresas possam ser listadas.

Caso a companhia consiga arrecadar o valor previsto, ainda estará abaixo da estimativa inicial, que era de US$ 20 bilhões. A projeção inicial foi realizada em maio, antes da crise política, marcada por manifestações, que atinge Hong Kong há cerca de cinco meses.

Inicialmente, a varejista chinesa pretendia realizar a oferta após o fim do verão no hemisfério norte, portanto, no final de setembro. Contudo, as tensões comerciais entre Estados Unidos e China e as incertezas políticas do país asiático contribuíram para o atraso da listagem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/10/SUNO-FIC-FIA-1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-4-v2.png

A oferta em Hong Kong segue os passos da Ab Inbev, que arrecadou cerca de US$ 5 bilhões após listar suas ações na bolsa asiática em setembro. Atualmente, a companhia chinesa está listada na Bolsa de Valores de Nova York.

Resultados da Alibaba no segundo trimestre fiscal

Alibaba registrou lucro líquido de 72,54 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 40,97 bilhões) no segundo trimestre fiscal de 2019. O período analisado terminou no dia 30 de setembro.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o valor do lucro indica uma alta de mais de 260%.

Saiba mais: Alibaba aumenta lucro líquido em 260% no segundo trimestre fiscal

As vendas da gigante do varejo virtual aumentaram em cerca de 40% no último trimestre, chegando a 119 bilhões de yuans (cerca de R$ 67,22 bilhões). Os analistas da FactSet, empresa de pesquisas financeiras norte-americana, aguardavam um montante de 117 bilhões de yuans.

Além disso, a Alibaba informou que foram 785 milhões de usuários ativos por mês no último trimestre registrado. No período anterior foram 755 milhões e na comparação com 2018 foram 666 milhões.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno