Air Europa pediu autorização para operar rotas domésticas

A companhia aérea espanhola Air Europa entregou um pedido para operar voos domésticos no Brasil à junta Comercial do Estado de São Paulo.

A Air Europa já realiza voos no Brasil, mas somente rotas internacionais que ligando a capital da Espanha, Madrid, a cidades do Nordeste e do Sudeste.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em dezembro do último ano, o então presidente Michel Temer havia editado uma medida provisória que liberava 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.

Para que uma companhia seja considerada brasileira, ela deve possuir uma sede no País e tem que seguir as leis brasileiras, mesmo que o capital seja estrangeiro.

A medida editada por Temer perde validade na próxima semana. No entanto, o Congresso Nacional vem discutindo um projeto com objetivo semelhante.

Saiba mais: Norwegian planeja rota para ligar Rio de Janeiro a Buenos Aires

Anac e Air Europa

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda não foi recebido nenhum pedido oficial por parte da companhia aérea, no entanto, a entrega do documento para a junta comercial faz parte da constituição jurídica da companhia é uma das fases necessárias no processo de outorga.

“Ao se constituir no Brasil, e após a autorização da Anac, a empresa poderá operar rotas domésticas e seguirá a legislação brasileira, que inclui obrigatoriedade de ter tripulação brasileira, além do recolhimento de tributos”, informou a Anac.

O mercado brasileiro é um dos maiores em número de passageiros transportados. No entanto, é explorado por apenas quatro empresas. Sendo elas:

  1. Gol
  2. Latam
  3. Azul
  4. Avianca

Saiba mais: Avianca Brasil demite 900 funcionários depois de atrasar salários, diz SNA

Caso o plano da Air Europa siga adiante, ela será a primeira companhia estrangeira a operar trechos domésticos. Isso porque as empresas Norwegian (da Noruega) e a Sky (do Chile) só operam rotas entre o Brasil e o exterior.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião