Agenda do dia: assembleias Oi (OIBR3) e Vale (VALE3), leilão da Cedae

A agenda do dia desta sexta-feira (30) tem como destaques as assembleias gerais ordinárias da Oi (OIBR3) e da Vale (VALE3) e o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, a Cedae.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Nos dados macroeconômicos da agenda do dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados da PNAD, com a taxa de desemprego de fevereiro, e o Banco Central e o Tesouro Nacional divulgam os resultado primários e nominais do setor público consolidado de março, bem como a relação da dívida líquida brasileira com o produto interno bruto (PIB).

Nos Estados Unidos, há os dados da inflação e da renda de março, o PMI do Federal Reserve de Chicago e pesquisas de condições de negócios e confiança do consumidor da Universidade de Michigan.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na política, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de reunião do Brics e o presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes participam de almoço com empresárias e também do leilão da Cedae, em São Paulo.

Agenda do dia corporativa está movimentada

A agenda do dia desta sexta-feira começa nos Estados Unidos, com nomes como a Chevron (CHVX34), Exxon Mobil (EXXO34), AbbVie (ABBV34) e Berkshire Hathaway (BERK34) divulgando seus balanços do primeiro trimestre de 2021 antes da abertura do pregão de Nova York. A chinesa Alibaba (BABA34) também publica seus resultados do período logo pela manhã.

No Brasil, o primeiro evento de empresas está marcado para às 9h30. A Vale realiza sua assembleia geral ordinária, após comunicar seus resultados nesta semana.

Logo após, às 10h, a Duratex (DTEX3) e a ISA Cteep (TRPL3) fazem suas teleconferências de resultados, tendo divulgado seus balanços nesta quinta-feira (29). Às 11h, na agenda do dia, é a vez da Ômega Geração (OMGE3) e da Fleury (FLRY3) se encontrarem com investidores e analistas e ao meio dia, a Unidas (LCAM3) realiza o mesmo evento.

Às 14h, a Oi faz a sua assembleia geral e acontece também o leilão da Cedae – com empresas como a Equatorial Energia (EQTL3) e Sabesp (SBSP3) participando da competição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

PNAD e dados da inflação americana

A agenda do dia dos dados macroeconômicos começou movimentada logo cedo. A Alemanha, às 5h, publicou a variação do seu PIB no primeiro trimestre, que recuou 1,7%, pouco mais do que a queda de 1,5% esperada.

Às 6h, a União Europeia teve dados da sua inflação, desemprego e PIB comunicados:  a inflação avançou 0,6% em abril, mais do que os 0,5% do consenso; a taxa de desemprego ficou em 8,1%, melhor do que os 8,3% esperados; e o PIB recuou apenas 0,6%, menos do que a queda de 0,8% prevista.

O Brasil, às 9h, tem a sua taxa de desemprego de fevereiro enunciada pelo IBGE, com o mercado esperando que ela cresça para 14,5%, ante 14,2% em janeiro. Pouco depois na agenda do dia, às 9h30, o Tesouro Nacional e o Banco Central divulgam, respectivamente, o resultado primário e nominal do setor público consolidado.

Nos Estados Unidos, também às 9h30, o Departamento de Comércio publica a variação do índice de preços ao consumidor em março, e o Escritório de Análises Econômicas traz dados sobre a renda dos cidadãos no mesmo mês.

Mais tarde na agenda do dia, ainda nos EUA, às 10h45, o Federal Reserve de Chicago traz sua leitura do PMI de abril e a Universidade de Michigan, às 11h, a leitura da confiança do consumidor e das condições de negócios.

Leilão da Cedae é destaque na política

Na política, o destaque fica para o leilão da Cedae, que contará com a participação do presidente da República Jair Bolsonaro e do ministro da Economia Paulo Guedes, marcado para acontecer às 14h na sede da B3, em São Paulo. Antes disso, ao meio dia, os dois se encontram com empresárias em um almoço na mesma cidade.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa, na agenda do dia, de reunião do Brics às 8h.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião