Assembleia da Petrobras, marcada para esta segunda (12), deve ser agitada

Para quem gosta de acompanhar notícias corporativas com um pouco de polêmica, esta segunda-feira (12) pede um balde de pipoca. Está marcada para as 15h a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras (PETR4), que foi chamada para formalizar a troca de presidentes – sai Roberto Castello Branco e entra o general Joaquim Silva e Luna – e definir os novos membros do conselho de administração da estatal.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Serão definidas oito vagas, sendo que a União apresentou oito nomes para a AGE, e os minoritários propuseram quatro. O atual conselho será desmontado porque o presidente da estatal teve seu mandato encerrado, depois de enfrentar críticas do presidente Jair Bolsonaro.

O encontro promete ser bem agitado. Isso porque são esperadas reclamações de acionistas e pode ocorrer até mesmo uma mudança nos candidatos aos cargos do conselho de administração.

O Comitê de Pessoas da Petrobras, que avaliou os nomes sugeridos para o conselho, impôs restrições de elegibilidade a sete dos 11 nomes considerados para o conselho de administração. A ata foi divulgada ontem (sábado) à tarde.

 Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Dois destes candidatos foram considerados inaptos pelo Comitê de Pessoas a assumirem o cargo no conselho de administração:

  • Um deles é Marcio Andrade Weber, que foi rejeitado por ter sido diretor da Petroserv, fornecedora da Petrobras, até agosto de 2020. Ele foi indicado pela União.
  • Outro nome negado foi Pedro Rodrigues Galvão de Medeiros, que foi diretor do Citibank até dezembro de 2020. Ele foi indicado pelos minoritários. O banco atuou na abertura de capital da BR Distribuidora.

De acordo com a legislação, não podem ocupar cargos pessoas que ocupem posições em empresas considerados concorrentes ou com interesse conflitante.

Os outros nomes receberam várias ressalvas, mas não foram considerados inaptos de forma unânime. Foram totalmente aceitos pelo comitê apenas Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Cynthia Santana Silveira, Murilo Marroquim e Leonardo Antonelli.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Leonardo Antonelli pode desistir de candidatura, diz jornal

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, existe um risco de que o advogado Leonardo Antonelli, conselheiro e candidato à reeleição pelos minoritários, desista da sua candidatura. Até o momento, no entanto, não houve uma desistência oficial.

Antonelli faz parte do comitê de pessoas da Petrobras, e apontou restrições a vários candidatos. O problema é que isso poderá ser mal recebido pelos acionistas, já que ele também é candidato e concorre à mesma posição daqueles que avaliou.

Outro problema, de acordo com a apuração feita pelo jornal, é que não existe um consenso no comitê de pessoas sobre grande parte das indicações ao conselho. O órgão vai comunicar suas dúvidas aos acionistas na AGE da Petrobras, mas eles têm autonomia para decidir. Com isso, poderia haver troca de nomes e contestações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião