Grana na conta

Ações do Magazine Luiza (MGLU3) despencam 4,83%; varejista perde R$ 88 bi em 1 ano

As ações do Magazine Luiza (MGLU3) despencam 4,83% nesta quarta-feira (17), dia em que o principal índice da Bolsa de Valores, o Ibovespa, caiu ao menor nível em um ano, em queda de 1,39%, cotado a 102.948,45 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

As ações do Magazine Luiza fecharam a sessão negociadas a R$ 9,27. Os papéis da varejistas caíram no pregão de sexta-feira (12), após o forte tombo de quase 90% em média registrado no lucro do terceiro trimestre. Mas os ativos do Magalu estão em queda desde o ano passado.

Como base de comparação, no último fechamento do pregão de outubro de 2020, as ações do Magazine Luiza estavam sendo negociadas a R$ 24,58. Já no último pregão do mesmo mês, neste ano, os papéis estavam sendo cotados a R$ 10,81.

De acordo com o levantamento da Economatica, encomendado pelo site Metrópoles, do ano passado para este, o Magazine Luiza perdeu metade do que valia na Bolsa de Valores (B3). O valor de mercado do Magalu passou de R$ 159.681,253 para R$ 71.376.727, correspondendo a uma perda de R$ 88 bilhões. Ou seja, 55,3%.

Na última semana, a varejista reportou seus dados trimestrais e amargou ainda mais a queda das ações. Segundo a empresa, houve desaceleração nas vendas devido à redução do poder de consumo dos brasileiros, impulsionada pela disparada da inflação e dos juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Veja detalhes do balanço

O Magazine Luiza apurou lucro líquido ajustado de R$ 22,6 milhões, um recuo de 89,53% em relação ao mesmo período de 2020. O balanço lembra que, levando-se em conta efeitos contábeis, não recorrentes, o lucro líquido teve baixa de 30%, para R$ 143,5 milhões, comparado ao terceiro trimestre de 2020, quando anotou resultado positivo de R$ 206 milhões.

As vendas totais do Magazine Luiza cresceram 12,0%, para R$ 13,8 bilhões, reflexo do aumento de 22,2% no e-commerce total, resultado que compensou a redução de 8% nas vendas das lojas físicas. A performance das lojas físicas foi impactada pela piora dos indicadores macroeconômicos ao longo do trimestre, como o aumento da inflação e da taxa de juros.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$351,0 milhões, uma queda de 37,4%. O aumento das despesas em relação à receita líquida pressionou a margem Ebitda ajustada, que passou de 6,8% para 4,1% no terceiro trimestre de 2021.

De acordo com o balanço do Magazine Luiza, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida foi de 20,6%, um incremento de 1,1 ponto percentual comparado ao ano passado, devido à menor diluição das despesas nas lojas físicas e ao aumento das despesas de marketing no e-commerce.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião