Confira 5 empresas que devem ser boas pagadoras de dividendos em 2024

A cada ano, a estratégia de investir buscando bons dividendos segue no radar do mercado. Há quem sonhe em “viver de renda” com os proventos, enquanto outros tentam apenas garantir um rendimento adicional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Fato é que para garantir um bom dividend yield, é preciso investir em empresas com boa gestão e solidez financeira. No Ibovespa, companhias do setor elétrico e do segmento financeiro, por exemplo, são algumas das que têm o pagamento de dividendos como premissa aos seus investidores. 

Em 2024, diante de um cenário econômico menos incerto do que o do ano anterior, muitos analistas esperam que as grandes empresas da bolsa brasileira apresentem melhoras nos seus resultados financeiros. Consequentemente, o valor dos dividendos a serem pagos tende a aumentar.

Pensando nisso, a Suno Notícias conversou com especialistas que listaram cinco ações que podem ser boas pagadoras de dividendos em 2024.

Confira a lista a seguir:

Petrobras (PETR4): pagamentos mais elevados de dividendos

“Atualizamos nossa recomendação de Petrobras (PETR4) para compra há três meses. Apesar de todo o ruído político recente, ainda enxergamos uma tese convincente. Acreditamos que os principais aspectos da tese de investimento permanecem em vigor e que a companhia deverá gerar mais caixa do que o mercado estima, impulsionada pelo aumento da produção e pela redução dos investimentos. Isto suportará pagamentos de dividendos mais elevados por mais tempo. Com base na atual política de remuneração, de distribuição de 45% do fluxo de caixa menos capex, prevemos um dividend yield de cerca de 14% em 2024, ou 19% considerando pagamentos extraordinários”, diz Victor Miranda, operador de renda variável da One Investimentos.

JBS (JBSS3): histórico sólido de resultados

“A JBS (JBSS3) tem um histórico sólido de resultados, apresentando uma forte performance operacional e entregando aos acionistas R$ 27 bilhões em dividendos e recompra de ações desde 2020. Acreditamos que a companhia está próxima de atingir um ponto de inflexão, uma vez que a oferta e demanda global de aves está se tornando mais equilibrada, enquanto os ciclos de gado na Austrália e Brasil apresentam melhora. Com isso, custos mais baixos podem continuar a reduzir a pressão sobre o capital de giro. Enxergamos possibilidade de revisões positivas para o EBITDA em 2024 e vemos as ações da JBS oferecendo um yield de fluxo de caixa de 14% em 2024, o que deve oferecer uma margem de segurança”, completa Miranda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale (VALE3): dividendos altos e atrativos

Empresa com o maior peso no Ibovespa, a Vale (VALE3) é citada pelo BTG Pactual como uma companhia que pode pagar bons dividendos no ano que vem. Os analistas, aliás, afirmam que essa é a top pick para exposição à aceleração da economia chinesa.

“Após nossa revisão (altista) para preços de minério de ferro, aumentamos nossas estimativas de EBITDA para a Vale em 10-13% para 2023/24 e agora estamos ligeiramente acima do consenso. Estamos mais confiantes de que o momento operacional mais fraco da empresa passou e que a produção/vendas, assim como a performance dos custos, deve continuar melhorando nos próximos trimestres. Com um valuation atraente, acreditamos que a empresa pode retornar cerca de 11-12% de yield aos acionistas na forma de dividendos/recompra de ações em 2024”, diz o relatório.

Eletrobras (ELET3): boa pagadora nos próximos anos

Eletrobras (ELET3) deve ganhar tração não só em 2024, mas nos próximos anos. A companhia projeta pagar bons dividendos após o processo de privatização. O foco do mercado no papel realmente está ligado ao pagamento de proventos, com a expectativa de que a Eletrobras se torne uma boa pagadora de dividendos em 2024, 2025, 2026, e por aí vai”, comenta Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

BB Seguridade (BBSE3): “10% de yield ou acima disso”

“É uma empresa que, como muitas do setor financeiro, está passando por uma recuperação de resultados, com um possível fim do ciclo de inadimplência. E com o alívio nos juros, esse resultado pode voltar a crescer ainda mais”, diz Leonardo Piovesan, CNPI e analista fundamentalista da Quantzed.

“BB Seguridade (BBSE3) vai continuar pagando bons dividendos, com 10% de yield ou acima disso. É um papel defensivo, que deve continuar apresentando bons resultados”, complets Max Bohm, estrategista de ações da Nomos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião