Acesso Rápido

    Teoria de Markowitz: como calcular a relação de risco e retorno

    Teoria de Markowitz: como calcular a relação de risco e retorno

    Um dos segredos do sucesso para quem deseja investir e operar na bolsa de valores é saber montar sua carteira de investimentos. E, para isso, a teoria de Markowitz pode ser bastante útil.

    Isso porque a teoria de Markowitz foi criada justamente para isso e, mesmo mais de 30 anos depois da sua criação, ela continua sendo válida no mercado.

    O que é a teoria de Markowitz?

    Teoria de Markowitz é um modelo de cálculo de risco que leva em consideração a correlação dos ativos para chegar à relação de risco e retorno de cada um. Estas análises são utilizadas principalmente na criação de uma carteira de investimentos “ideal”.

    A teoria foi criada pelo  Harry Markowitz, que  recebeu o prêmio Nobel de Economia em 1990 pela sua criação, e também é conhecida como Teoria Moderna do Portfólio.

    O diferencial da sua teoria, em comparação com o Modelo do Valor Presente de John Burr Williams, usado até então, está na consideração de uma análise de impacto do risco.

    Como funciona a teoria de Markowitz?

    O intuito da teoria de Markowitz é permitir ao investidor a alocação de recursos em um portfólio mais sólido, mediante condições de incerteza.

    Para  isso, ele calcula a relação de retorno e risco de cada ativo que comporá uma carteira.

    Aqui, o retorno da carteira (ou portfólio) é calculado através da soma ponderada do retorno dos ativos que o compõem. Já o risco é mensurado por meio de uma função das variâncias e correlações dos ativos analisados.

    Esta análise gera um gráfico no qual Y é o retorno e X é o risco. O modelo de gráfico é chamado de bullet point, porque sua estética remete ao formato de uma bala, por ser uma curva hiperbólica ascendente.

    Quais são os princípios da teoria de Markowitz?

    Os tripés do portfólio Markowitz são:

    • Diversificação, que tem por objetivo diminuir o risco de uma carteira;
    • A volatilidade do mercado, que pode mudar em um curto período de tempo;
    • A busca por uma boa relação de risco e retorno para o investidor.

    Dentro desta teoria, entende-se que diversificando aplicações dentro do risco não sistêmico, baseando sua escolha em dados sólidos e ponderados, as chances de sucesso com uma carteira de investimentos é significativamente maior.

    Fronteira Eficiente

    Esta teoria se baseia no conceito de fronteira eficiente de portfólio. Isso quer dizer que a ideia é analisar uma carteira teórica a partir da relação de risco e retorno dos ativos que a compõem.

    Por meio desta análise de fronteira eficiente de Markowitz, o objetivo é chegar às melhores combinações possíveis de ativos.

    Isso porque no modelo de Markowitz, é possível que dois ativos tenham o mesmo grau de risco, mas uma taxa de retorno muito discrepante. Logo, valerá mais a pena escolher o que possui maior rendimento.

    O mesmo vale para aqueles que possuem a mesma taxa de retorno, porém riscos distintos. O ideal é escolher o que represente menor probabilidade de perda.

    Um exemplo interessante seria o Tesouro Selic e a Caderneta de poupança. O Tesouro tem um grau de risco menor que a poupança e tem um rendimento maior. Utilizando o conceito da fronteira eficiente, o investidor certamente optaria pelo Tesouro Selic no lugar da poupança.

    Seleção de Markowitz

    O gráfico utilizado no portfólio Markowitz mostra, de forma visual e técnica ao mesmo tempo, esta relação de risco e retorno.

    Quais as vantagens da teoria de Markowitz?

    A principal vantagem desta análise teórica está na possibilidade de alocação de ativos financeiros de forma eficiente. Nela, o investidor tem acesso às duas principais informações que o mercado pode oferecer: o risco e o retorno.

    Com estes dados, ele pode escolher como montar a sua carteira, inclusive optando pela diversificação como forma de mitigar o risco sem perder a rentabilidade que o atrai.

    Quem deseja aprender a analisar uma ação pode conferir o e-book oferecido gratuitamente pela Suno Research.

    Se você quer saber mais sobre a teoria de Markowitz, deixe sua dúvida nos comentários!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Janice Tchitchi 13 de outubro de 2021

      Bom dia
      Quero uma explicação sobre essa frase…
      A possibilidade de construir uma carteira onde o desempenho dos activos como um todo são mais importantes do que os retornos individuais

      Responder