Acesso Rápido

    Sell in may and go away: descubra se vale a pena seguir essa teoria

    Sell in may and go away: descubra se vale a pena seguir essa teoria

    Existem diversas estratégias de investimento na bolsa de valores, algumas consideram o período para investir no mercado de ações, uma delas é conhecida como o Sell in may and go Away.

    Nesse sentido, procurar definir uma estratégia com base em uma boa análise de ações, é essencial para quem quer começar a investir. Por isso, teorias como Sell in May and go away precisam ser avaliados com cautela.

    O que é Sell in may and go away?

    O termo Sell in May and go away, traduzido ao português significa “venda em maio e vá embora” e faz alusão a uma estratégia na qual o investidor sai da Bolsa em maio e volta em novembro.

    De acordo com essa estratégia, o investidor deixaria de negociar ações entre os meses de maio e outubro. Embora, alguns investidores achem essa teoria vantajosa, é interessante avaliar com cautela se é interessante segui-la.

    Quando surgiu a teoria ”venda em maio e vá embora”?

    A origem dessa frase não é recente. Tanto é que a sua versão original é um pouco mais longa, sendo ela “Sell in may and go away, and come back on Saint Leger Day”.

    Na sua tradução literal, essa frase completa significa Venda em maio e vá embora, volte no dia de Saint Leger. Ela faz referência ao fato que há algumas décadas, os homens de negócios de Londres, deixavam a cidade para as férias de verão.

    Eles iam para o interior participar de eventos esportivos, sendo que a temporada terminava com uma corrida de cavalos na cidade de Doncaster em Yorkshire que é chamada de Saint Leger.

    De acordo com uma análise publicada pela revista Barron ‘s”, que considera o índice S&P 500 que é um dos mais importantes da Bolsa Americana, há um melhor desempenho das ações entre os meses de novembro a abril.

    Na Ibovespa, maio é conhecido por ser um dos piores meses historicamente. No entanto, os especialistas não sabem ao certo a razão para isso acontecer, sendo que a maioria atribui o fato ao acaso.

    Vale a pena vender em maio e ir embora da bolsa?

    Investir na Bolsa de Valores exige definição de estratégias e análises. No entanto, ao adotar esse tipo de estratégia, o investidor pode deixar de ter bons momentos, visto que a sazonalidade das empresas brasileiras difere das norte-americanas.

    Por isso, podem ocorrer ganhos nesse período, e se o investidor tiver simplesmente deixado a Bolsa de valores para retornar em novembro, poderá perder boas oportunidades.

    Muitos especialistas alertam ser difícil prever com exatidão o melhor momento para vender ou comprar uma ação na Bolsa de Valores.

    Dessa forma, os efeitos do “Sell in May” podem prejudicar o portfólio de investidores menos experientes no mercado financeiro. Por isso, vendas com base em ditados populares ou movimentos sazonais do mercado nem sempre são interessantes.

    É preciso, portanto, seguir uma estratégia de investimento, fundamentada em uma análise fundamentalista, acompanhando cada ação para encontrar as melhores oportunidades na bolsa de valores.

    Foi possível entender o que é o “Sell in may and go away”? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *