Acesso Rápido

    Rebalanceamento: o que é? Como funciona essa estratégia?

    Rebalanceamento: o que é? Como funciona essa estratégia?

    Quando uma carteira de investimentos é criada, sua estrutura e a escolha dos ativos são pensados de forma estratégica, sempre respeitando o perfil do investidor. Sendo assim, o rebalanceamento pode ser fundamental para o porfólio do investidor.

    Este rebalanceamento de carteira é feito periodicamente pelo investidor, de acordo com o movimento do mercado e o seu objetivo de investimento.

    O que é rebalanceamento de carteira?

    Rebalancemento de carteira é uma estratégia utilizada por investidores e gestores para adequar a sua carteira de investimento de acordo com o perfil desejado.

    A ideia da estratégia é reajustar os ativos que a integram para que ela retome a composição necessária para que alcance o objetivo desejado.

    Como funciona o rebalanceamento de uma carteira de investimento?

    Um dos principais desafios enfrentados por quem está comprando ou vendendo ativos para sua carteira de investimentos é determinar o porcentual ideal de cada ativo em seu portfólio.

    Este tipo de estratégia é utilizado por investidores que diversificam a carteira de investimentos em busca de formar relação de risco x retorno.

    Este tipo de movimentação de compra e venda dos ativos que determina a quantidade ideal de acordo com o seu perfil de risco e outras variáveis, é caracterizado nos investimentos como rebalanceamento.

    Desta forma, a carteira é alterada vendendo os ativos que estão com posições porcentuais maiores que o desejado e comprando os ativos que estão com percentuais menores que o objetivo inicial.

    Desta forma, o investidor irá conseguir manter a carteira de investimentos em equilíbrio dentro dos parâmetros previamente estabelecidos.

    Nesse sentido, o rebalanceamento pode ser aplicado tanto para investidores que utilizam estratégias voltadas para análise técnica e para análise fundamentalista.

    Como rebalancear uma carteira de investimentos?

    Fazer o rebalanceamento da carteira de investimentos é simples e pode ser feito por qualquer tipo de investidor.

    Quando a carteira está com algum ativo comprado com rentabilidade positiva, esse investimento passa a ganhar maior percentual e será necessário, realizar o lucro de forma total ou parcial, de acordo com o perfil do investidor.

    O movimento de rebalanceamento em algum ativo com rentabilidade negativa se dá quando o investidor aumenta a posição comprada, para adequar o percentual estabelecido ou realiza prejuízo de forma parcial ou total, adequando a carteira de investimentos.

    Ou seja, essa mudança na carteira sendo feito de forma regular tem como fim de reorganizar o portfólio e fazer o gerenciamento de risco.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena fazer o rebalanceamento?

    O rebalanceamento da carteira deve ser feito quando as posições da carteira de investimentos começarem a interferir de forma clara na estratégia escolhida para aquele investidor.

    Assim, a estratégia de balanceamento é essencial para manter a carteira de forma equilibrada, adequado ao perfil de risco, horizonte de tempo e outros parâmetros importantes para estimar a rentabilidade desejada.

    Desta forma se torna indispensável para todos os tipos de investidores que desejam diversificar seus investimentos de forma correta ao seu perfil.

    Ficou alguma dúvida sobre rebalanceamento de carteira? Deixe nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *