Acesso Rápido

    Radar do Mercado: Sinqia (SQIA3) adquire indiretamente a empresa Fromtis

    Radar do Mercado: Sinqia (SQIA3) adquire indiretamente a empresa Fromtis

    Na quarta-feira (25/11), a Sinqia, companhia provedora de tecnologia para o sistema financeiro, informou a aquisição indireta da Fromtis Serviços de Tecnologia.

    A Fromtis é uma companhia de softwares para fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDCs). Ela é referência no segmento, atendendo diferentes participantes do mercado, como administradores, custodiantes e gestores.

    Segundo dados da Anbima, esse segmento vem crescendo expressivamente entre 2014 e 2019, de modo que o mercado de FIDCs teve um crescimento de 555% no patrimônio líquido.

    A empresa registrou uma receita bruta de R$ 9,4 milhões nos últimos 12 meses encerrados em 30/10/2020.

    A Sinqia adquiriu a totalidade das quotas da Fromtis. O preço inicial dessa aquisição é de R$ 19 milhões – uma parcela de R$ 14 milhões à vista e outra de R$ 5 milhões a prazo, por meio de cinco prestações anuais de R$ 1 milhão.

    Além disso, o preço de aquisição representará um múltiplo EV/Ebitda de 2,0x.

    Vale ressaltar que o preço de aquisição da companhia ainda pode ser aumentado em R$ 9 milhões, então chegaria a um preço final de R$ 28 milhões.

    Os R$ 9 milhões adicionais seriam pagos em duas parcelas de R$ 4,5 milhões, em 2022 e 2023.

    Segundo a Sinqia, essa aquisição tem dois principais objetivos estratégicos. Primeiramente, a aquisição permitirá que a Sinqia reforce seu portfólio de produtos, passando a oferecer um software de controle para FIDCs no conceito SaaS.

    O conceito SaaS, “Software as a Service”, representa uma forma de disponibilizar softwares e soluções via internet, como um serviço.

    O segundo objetivo da aquisição é ampliar a carteira de clientes da Sinqia, passando a ter nomes do segmento de FIDCs como clientes importantes e posicionando a companhia como líder.

    Por fim, de acordo com a companhia, essa aquisição impulsionará o cross-sell e o up-sell da Sinqia. O cross-sell corresponde à compra, por parte do cliente, de produtos relacionados àquele inicialmente comprado na companhia. Já o up-sell ocorre quando o cliente realiza um upgrade do produto originalmente comprado.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *