Acesso Rápido

    Movimento FIRE: o que é? Descubra como se aposentar aos 40 anos

    Movimento FIRE: o que é? Descubra como se aposentar aos 40 anos

    Com a disseminação de informações sobre educação financeira, o movimento FIRE está cada vez mais ganhando adeptos ao redor do mundo. Ou seja, pessoas que buscam por autonomia e independência financeira aos 40 anos.

    Mas para isso, é importante compreender como funciona o movimento FIRE e suas principais características, além de criar um planejamento financeiro para esse objetivo.

    O que é o movimento FIRE?

    O movimento FIRE (Financial Independence, Retirement Early) está ligado a um movimento criado para aquelas pessoas que desejam atingir a independência financeira e se aposentar mais cedo, ou melhor, aos 40 anos.

    A primeira vista, pode parecer que esse movimento de aposentadoria e independência financeira cedo é destinado para aqueles que já tem muito dinheiro.

    Mas, na verdade, as ideias propagadas pelo movimento podem ser utilizadas por pessoas com renda média, sobretudo por aqueles que, desde cedo, se esforçam para atingir o objetivo da independência financeira.

    Quando surgiu o movimento Fire?

    A ideia de se aposentar o mais cedo não é nova. Afinal, grande parte das pessoas gostariam de manter o padrão de vida sem contar com a renda advinda do trabalho de forma precoce.

    No entanto, o movimento FIRE surgiu com a geração dos ‘millennials’, sobretudo por conta da internet.

    Um blog chamado “Early Retirement Extreme” propagou a sigla FIRE, desde o início do milênio. Após isso, vários fóruns no Reddit e em outros canais na internet eram destinados a inscritos que seguiam a aposentadoria FIRE.

    Assim, a ideia começou a se propagar entre jovens estudantes e trabalhadores, de tal forma que, atualmente, pode-se dizer que a maioria dos jovens já busca estratégias de como construir sua própria independência, para não depender de previdências tardias.

    Como funciona o movimento FIRE?

    Evidentemente, o movimento FIRE é bastante diverso, com pessoas com condições e filosofias distintas. No entanto, vários valores são compartilhados pela maioria dos integrantes. Alguns deles são:

    • Anti-establishment, contra as instituições e modo de vida tradicional;
    • Nova e disruptiva forma de encarar a vida e as prioridades;
    • Sacrificar alguns prazeres da juventude para garantir uma emancipação da aposentadoria.

    Além desses pontos, uma característica muito presente naqueles que querem se aposentar mais cedo é o anticonsumismo, evitando roupas de grife, artigos de grife e os demais gastos supérfluos.

    Como se aposentar aos 40 anos?

    O grande objetivo do movimento é ajudar aos seus integrantes e entusiastas a entender como se aposentar aos 40 anos.

    Se aposentar já é uma tarefa difícil e demanda muito planejamento financeiro prévio. Aos 40 anos, essa missão se torna ainda mais complexa. Portanto, para atingir o objetivo, o individuo precisa ser determinado e focado.

    Entre as principais atitudes e tarefas que alguém deve ter para conseguir integrar o movimento FIRE e se aposentar aos 40 anos, estão:

    • Começar a trabalhar e buscar fontes de renda extra desde novo;
    • Não contrair dívidas;
    • Poupar um percentual da sua renda mensal;
    • Calcular quanto deverá ser juntado para que, a partir dos rendimentos dos aportes, seja possível garantir o padrão de vida demandado pela pessoa;
    • Estudar o mercado financeiro para investir de forma consciente e rentável;
    • Buscar atividades empreendedoras.

    Certamente, não existe uma fórmula mágica para se aposentar aos 40 anos. No entanto, é certo que ser organizado e ter em mente o planejamento desde cedo é a melhor forma para percorrer esse caminho.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é o movimento FIRE? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *