Acesso Rápido

    Middle Office: entenda como atuar essa área no mercado financeiro

    Middle Office: entenda como atuar essa área no mercado financeiro

    No mercado financeiro existem algumas áreas de atuação que abrigam as mais variadas profissões, sendo elas: Front Office, Middle Office e Back Office.

    O Middle Office surgiu com o avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar a análise de dados dos clientes. Por isso, vale a pena entender melhor como funciona essa área.

    O que é Middle Office?

    Middle Office é um termo que faz referência às funções de negócios que trabalham com dados gerados pelo front office e repassam de maneira analítica para o back office formalizar a transação.

    Dessa forma, é ele o responsável por receber os dados, estruturá-los para então passar ao back office que irá finalizar a operação. Sendo assim, essa área possui uma função de analista de dados praticamente.

    Qual é a função dessa área no mercado financeiro?

    Dentro do mercado financeiro o profissional de Middle Office é quem gerencia o risco, calculando os lucros e perdas. Também é ele o responsável pela tecnologia da informação.

    Apesar do trabalho de Middle Office no mercado financeiro não gerar receita direta para a empresa, ele é essencial para gerenciar o risco e garantir que as transações sejam executadas corretamente. 

    Antigamente, essa área não existia, sendo que as responsabilidades eram divididas entre o front office e o back office, e o pessoal da linha de frente era composto por vendedores, traders e negociantes.

    No entanto, na medida em que as transações foram se tornando mais complexas, outras operações se desenvolveram separando cada vez mais o Front Office do Back Office, fazendo surgir então o Middle Office.

    Qual a diferença entre front office, middle office e back office?

    Há diferenças significativas entre o front office, middle office e back office. Em resumo, o front office é o profissional que possui o contato direto com o cliente.

    Geralmente é ele quem fará a venda de produtos de investimentos, empréstimos ou qualquer outro tipo de produto que a instituição financeira ofereça.

    Já o middle office será o responsável por pegar esses dados e fazer uma análise deles, ponderando os riscos e retorno que aquele negócio poderá trazer para a empresa.

    É o middle office que vai garantir que o negócio firmado pelo front office seja registrado, processado e pago com precisão. Isso pode incluir uma ampla análise de dados.

    Por fim, o back office é o profissional que realmente vai efetivar a operação. Por exemplo, em caso de um pedido de empréstimo, após o middle office ponderar todas as análises de risco, é o back office que vai bater o martelo e firmar o negócio.

    Como trabalhar nessa área?

    Quem deseja trabalhar nessa área do mercado financeiro pode atuar em diversas áreas como analista de risco, de tecnologia e até mesmo gerente de banco de dados e de sistema.

    Normalmente, esse profissional precisa ter uma visão analítica bem desenvolvida e bastante afinidade com a tecnologia, inclusive com o uso de inteligência artificial.

    Afinal, será através das análises feitas pelos profissionais dessa área e das ponderações feitas em relação ao risco e retorno que o Back Office tomará decisões mais acertadas sobre fechar ou não um determinado negócio.

    Foi possível entender o que é o Middle Office? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *