Acesso Rápido

    Melhores fundos de investimentos: quais são e como encontrá-los?

    Melhores fundos de investimentos: quais são e como encontrá-los?

    Uma dúvida frequente daqueles que aplicam em fundos de investimento é sobre quais seriam os melhores fundos de investimentos para se investir. Sendo que essa dúvida é ainda maior no que se refere aos FIAs, aqueles que investem em ações da bolsa de valores.

    Isso porque os melhores fundos de investimentos do Brasil são aqueles capazes de multiplicar o capital aplicado pelos seus cotistas diversas vezes. Então, nada melhor do que tentar saber quais foram, quais são e quais podem eventualmente se tornar os melhores fundos do mercado.

    Quais são os melhores fundos de investimentos?

    Os melhores fundos de investimentos são aqueles que conseguem entregar a maior rentabilidade para seus cotistas no longo prazo. Em outras palavras, são aqueles com a maior capacidade de multiplicar o patrimônio do fundo e de seus cotistas através de seus investimentos.

    Vale destacar, nesse sentido, que essa rentabilidade será limitada pela modalidade do fundo. Por isso, os melhores fundos de investimentos de renda fixa não terão a mesma rentabilidade dos melhores fundos de ações da bolsa.

    Afinal de contas, os fundos de ações tomam mais risco no mercado do que os fundos de renda fixa. E, como se sabe:

    • Quanto maior o risco, maior o retorno esperado, e;
    • Quanto menor o risco, menor o retorno esperado.

    Por conta das variações de risco tomado e retorno obtido, outra métrica de análise de fundos de investimentos é o índice de sharpe. Basicamente, esse índice demonstra a rentabilidade obtida por cada unidade de risco, sendo este medido pelo desvio padrão.

    Assim, quanto maior o índice de sharpe, melhor foi a capacidade da gestão do fundo de investimento de obter um retorno elevado frente ao risco assumido. Portanto, seria possível um fundo que obteve rentabilidade financeira inferior a outro ser considerado melhor, caso seu sharpe seja mais eficiente.

    No entanto, é preciso destacar que no mercado o retorno histórico dos melhores fundos de investimento é um dado mais valorizado e observado pelos investidores. E é por isso que todos procuram saber quais os melhores fundos de investimento do Brasil em termos de rentabilidade.

    Melhores fundos de investimento do Brasil

    melhores fundos de investimentos

    Os melhores fundos de investimento do Brasil são aqueles que se provaram no tempo e que conseguiram entregar os maiores percentuais de retorno médio anualizado. Por isso, a gestão desses fundos é extremamente valorizada e, sobretudo, acompanhada no mercado.

    Afinal, já que esses gestores foram capazes de fazer os melhores investimentos no passado, há uma chance grande de eles conseguirem replicar o sucesso no futuro. Então, seus movimentos no mercado são acompanhados de perto por muitos agentes.

    Apesar disso, é preciso ressaltar que resultado passado não garante resultado futuro. Com isso, não necessariamente um fundo que obteve boa performance histórica conseguirá replicar esse desempenho no futuro.

    Por fim, abaixo alguns entre os melhores fundos de investimento da história do mercado de fundos no Brasil:

    Para se ter uma ideia da relevância do retorno histórico desses fundos, confira abaixo a rentabilidade histórica do Atmos Ações FIC FIA. De outubro de 2009 a julho de 2021, esse fundo foi capaz de multiplicar por mais de 10 vezes o capital de seus cotistas, um retorno de mais de 24% ao ano por mais de 11 anos.

    melhores fundos de investimentos

    Como encontrar os melhores fundos de investimentos?

    melhores fundos de investimentos

    Sabendo da relevância de encontrar os melhores fundos do mercado para obter os maiores retornos, muitos investidores ficam com uma pergunta. Isto é, mas como encontrar os melhores fundos de investimento?

    Infelizmente, não há uma resposta pronta ou uma fórmula secreta de como encontrar os melhores fundos de investimentos. Afinal de contas, se fosse fácil assim, qualquer um poderia obter ganhos extraordinários no mercado — o que não ocorre na prática.

    Todavia, existem alguns aspectos fundamentais para conseguir encontrar esses fundos. Sem a análise desses pontos, dificilmente o investidor será capaz de investir naquele que virá a ser o melhor fundo de investimento do mercado.

    Assim, abaixo alguns dos pontos que devem ser observados para encontrar os melhores fundos de investim

    Analisar a gestão do fundo

    Sem dúvida, a análise da gestão do fundo de investimento é o ponto mais importante que deve ser observado pelos investidores. Afinal de contas, será o time de gestão do fundo o responsável por tomar as decisões de investimentos com o capital do investidor cotista.

    Em outras palavras, a gestão do fundo será a responsável exclusiva pelo sucesso, ou não, nos investimentos realizados com o patrimônio do investidor. Por isso, é fundamental conhecer bem as características e a filosofia de investimento dessa gestão.

    Para isso, vale a pena o investidor procurar saber, por exemplo, sobre:

    • O setor de especialização de cada um dos integrantes do time da gestão;
    • A formação superior dos gestores do fundo de investimento;
    • A visão do gestor sobre os principais ramos da economia;
    • O tempo que o time de análise está trabalhando junto;
    • A capacidade da gestão de tomar decisões em períodos de crise;
    • A opinião política e econômica do gestor.

    Para conhecer esses pontos e conseguir analisar a gestão do fundo de investimento, o investidor possui algumas alternativas. Entre elas, pesquisar sobre a gestão no site da gestora e assistir vídeos, podcasts, palestras e entrevistas dos gestores ao mercado.

    Analisar o histórico de retorno do fundo

    Além da análise da gestão do fundo, outro ponto que os investidores devem observar para conseguirem encontrar os melhores fundos de investimentos é o histórico de retorno obtido pelo fundo. Isso porque, apesar de não haver garantia, os gestores que tiveram as maiores rentabilidades no passado possuem grande chance de repetir um bom retorno no futuro.

    Isso não é à toa, já que os melhores gestores de fundos de investimentos foram aqueles que tiveram a melhor capacidade de análise econômica, política, empresarial, financeira e contábil. Assim, eles possuem boas chances de repetir essas competências nas decisões de investimento futuras.

    E para analisar o histórico de retorno do fundo de investimento, basta que o investidor acesse a lâmina de informações essenciais ou então um site de avaliação de fundos. Desta forma, será possível observar a rentabilidade histórica, bem como compará-la com a de outros fundos do mercado. 

    Analisar a carteira de investimentos do fundo

    Por fim, não há como deixar de dizer que analisar a carteira de investimentos do fundo é outra etapa fundamental. Afinal de contas, serão os ativos investidos pelo fundo — aqueles constantes na carteira de investimentos — os responsáveis pela rentabilidade obtida no futuro.

    Além disso, ao conhecer a carteira do fundo, o investidor passa a ser capaz de compreender melhor seu investimento e de acompanhar os acontecimentos que impactam seu patrimônio. Por exemplo, um investidor que possui cotas de um fundos com muitas empresas de commodities deve ficar atento às notícias que envolvem esse setor.

    Portanto, antes de investir em qualquer fundo de investimento, recomenda-se que o investidor consulte no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) quais são os ativos da carteira do fundo. Sendo que é preciso lembrar que, obviamente, esses ativos podem e provavelmente serão trocados pela gestão do fundo ao longo do tempo.

    E então, conseguiu saber quais são e como encontrar os melhores fundos de investimentos do mercado? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre este assunto.


    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *