Acesso Rápido

    Hedge funds FIIs: vale a pena investir?

    Hedge funds FIIs: vale a pena investir?
    Hedge Funds FIIs - Fonte: Unsplash

    Os fundos de investimento imobiliários são ótimos ativos geradores de renda. Com rendimentos distribuídos com regularidade. Porém, quando o assunto é renda variável, a diversificação da carteira é essencial.

    Nesse sentido, entre os fundos imobiliários, os Hedge Funds FIIs são opções certeiras para proteção de seus investimentos.

    Sendo assim, com diversos ativos em seus portfólios, os fundos de hedge do setor imobiliário ainda são poucos no universo de fundos imobiliários no Brasil. Esses FIIs possuem múltiplas estratégias que podem contribuir com maior diversificação e rentabilidade de sua carteira.

    Mas o que é hedge funds FIIs?

    Antes de explicar o que são os hedge funds FIIs, precisamos entender o conceito de fundos de hedge ou, fundos multimercados. Basicamente, esses ativos possuem um portfólio extenso de alocação recursos, atuando em diferentes mercados com estratégias bastante variadas.

    No geral, os fundos de hedge investem em ações, títulos públicos, derivativos, criptomoedas, entre outros. Ou seja, eles compõem uma gama de muitos ativos em seu portfólio. Além disso, os fundos de hedge também possuem estratégias diferentes para obterem retornos acima da média do mercado.

    No caso dos hedge funds FIIs, eles possuem um funcionamento semelhante aos fundos multimercados, com a diferença de aplicarem esses princípios no mercado imobiliário. Seu objetivo central é diversificar ao máximo seus investimentos, agindo de forma descorrelacionada no segmento que eles atuam.

    Até o momento, existem três fundos imobiliários do tipo multimercado, classificados como hedge funds:

    Como funciona os Hedge Funds FIIs?

    Basicamente, os Hedge Funds FIIs possuem uma carteira de investimentos em vários setores do mercado imobiliário. Ou seja, o regulamento desses fundos permitem a composição de um portfólio variado, alocando capital em:

    A vantagem dos fundos de hedge é a flexibilidade na alocação de seus recursos, com o investimento em ativos que estão com melhor posicionamento conforme o contexto. Em outras palavras, a gestora do fundo consegue explorar os melhores ativos nos diferentes momentos de mercado.

    Por exemplo, se o mercado de fundos imobiliários está em baixa, um Hedge Funds FIIs pode aumentar sua alocação em CRIs ou em ações do setor. O contrário também pode acontecer. Caso os FIIs estejam com preço mais descontados e as ações mais caras, é possível então comprar mais fundos imobiliários e vender ações, obtendo ganho de capital.

    Ou seja, as gestoras de FIIs com esse perfil têm a condição de obter retornos extras e maior rentabilidade mesmo quando determinados ativos estiverem em situações de desvantagem.

    Como suas estratégias tendem a ser descorrelacionadas da média do mercado, é possível que os Hedge Funds FIIs encontrem retorno até mesmo em momentos de inflação elevada ou desvalorização das cotas dos fundos imobiliários.

    Vale a pena investir em fundos de Hedge do setor imobiliário?

    As estratégias desses fundos podem funcionar de forma satisfatória nos mais diferentes contextos de mercado. Porém, quem investe no setor precisa ficar atento.

    Mesmo que esses FIIs que atuem com múltiplas estratégias no mercado, é necessário analisar cada fundo para sua tomada de decisão. O fato de serem versáteis e com aplicações em vários ativos, não significa que sua rentabilidade está garantida ou que seus riscos sejam desprezíveis.

    Além disso, antes de decidir no investimento em qualquer um desses fundos, o investidor precisa conhecer seu portfólio. Para investir em fundos imobiliários, é necessário entender os ricos dos ativos e analisar os indicadores de cada FII.

    Por fim, a grande contribuição dos Hedge Funds FIIs é ser mais uma opção para investir no setor imobiliário, diversificando ainda mais suas alocações independente da situação de mercado.

    Perguntas frequentes sobre hedge funds fiis
    O que são Hedge Funds FIIs?

    São fundos imobiliários com mandato híbrido, que investem em diversos ativos do segmento, tais como cotas de FIIs, ações, CRIs, etc. Seu objeto é obter maior rentabilidade em diferentes contextos do mercado por meio de um portfólio diversificado.

    Quais são os fundos de hedge FIIs?

    Atualmente, temos apenas 3 no mercado, o VGHF11, MCHF11 e JSAF11.

    Vale a pena investir em fundos de hedge do setor imobiliário?

    Sim, pois podem ajudar na diversificação de sua carteira. Mas o investidor precisa analisar cada fundo e concluir se o risco retorno de cada um deles é bom o suficiente para seu portfólio.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *