Acesso Rápido

    Global Sourcing: entenda o que é e como funciona essa estratégia?

    Global Sourcing: entenda o que é e como funciona essa estratégia?

    Algumas grandes organizações de países desenvolvidos, costumam importar produtos dos países emergentes para ganhar competitividade no mercado. Essa estratégia é chamada de Global Sourcing.

    Em regra, ao adotar o Global Sourcing como estratégia, uma organização consegue reduzir custos comprando insumos de países emergentes que possuem mão de obra mais barata.

    O que é Global Sourcing?

    Global Sourcing é uma estratégia usada por grandes empresas que diz respeito à aquisição de bens e serviços em outros países que possuem condições mais competitivas.

    Esse tipo de estratégia passou a ser mais usado com a globalização, sendo vantajosa quando há mão de obra mais barata em um determinado país, ou mais facilidade na aquisição de matéria-prima para produção.

    Como funciona o Global Sourcing?

    No Global Sourcing as grandes organizações buscam fornecedores em outros países com o objetivo de reduzir custos e gerar mais vantagens competitivas em seus segmentos.

    Um dos exemplos mais práticos de Global Sourcing é a importação de grãos e outras commodities por empresas que possuem sede em outros países. Outro exemplo é a busca por manufatura de produtos chineses ou empresas que necessitam de serviços de call center.

    Uma das principais características do sourcing global é a possibilidade de conseguir fornecedores de diversos países para a composição de um produto.

    Com o aumento da globalização, existem empresas que concentram suas atividades em vários países, buscando em cada um deles seus melhor especialidade.

    Desse modo, essas empresas conseguem reduzir o custo de produção, ganhando mais competitividade global e fatia de mercado.

    Quais as diferenças entre Global Sourcing e Follow Sourcing?

    É importante não confundir Global Sourcing com Follow Sourcing, pois apesar de parecerem parecidos, eles são conceitos diferentes.

    O Global Sourcing consiste em encontrar fornecedores em vários países de modo a ganhar mais competitividade em custos para a empresa.

    Já o Follow Sourcing faz o caminho inverso. Nesse caso, há uma maior preocupação logística, por isso nesse conceito há uma aproximação da indústria e dos seus fornecedores.

    Um bom exemplo de Follow Sourcing são as indústrias automobilísticas que procuram se instalar próximas dos seus fornecedores para que a logística seja facilitada.

    Qual é o benefício estratégico do Global Sourcing?

    O principal benefício estratégico desse conceito é a redução de custos e o aprimoramento da qualidade do produto, dado que cada parte do produto é feita em países especializados.

    Além disso, dependendo do porte da empresa há um maior poder de negociação junto aos fornecedores locais, o que traz ainda mais redução de preços.

    No entanto, ao adotar esse tipo de estratégia a empresa fica mais exposta a riscos financeiros e políticos que são bastante comuns em países emergentes.

    Outro cuidado necessário no momento de adotar esse tipo de estratégia está na perda dos direitos de propriedade intelectual que podem acontecer.

    Em resumo, apesar de apresentar diversos benefícios estratégicos para as organizações, é preciso avaliar todas essas variáveis antes de adotar essa estratégia.

    Foi possível entender o que é o Global Sourcing? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *