Fundo Passivo: entenda como funciona essa modalidade de fundo

Nos últimos anos, o investimento em fundo passivo ganhou espaço nas carteiras de investimento pelo mundo.

Contrapondo-se ao fundo ativo, o fundo passivo ganhou adeptos principalmente pelos baixos custos.

O que é um fundo passivo?

Fundo passivo é um fundo de investimento que aplica seus recursos em índices de investimento ao invés de montar uma carteira própria de investimento seguindo uma estratégia. Podem ser fundos tradicionais que seguem algum índice específico ou podem ser ETFs que são negociados em bolsa.

A principal vantagem desses fundos é garantir diversificação a um baixo custo. Para montar uma carteira de ações, por exemplo, é preciso analisar diversas empresas e escolher entre 10 ou 15 pelo menos para diversificar os riscos e acompanhar essas ações.

PLANILHA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

Muitas pessoas preferem delegar essa tarefa. Por isso, investem em fundos para que o gestor faça a análise e acompanhe a carteira.

Mas isso pressupõe um custo. O investidor paga através da taxa de administração e muitas vezes também pela taxa de performance.

Com isso, uma parte do retorno do investimento é dada ao fundo pela gestão dessa carteira e o retorno final é menor. O problema é que muitas vezes esse retorno final é igual ou mesmo menor do que o do benchmark. Ou seja, o índice do mercado que o fundo investe.

Já ao aplicar em um fundo que segue o índice Ibovespa ou um ETF o investidor terá a rentabilidade do índice Ibovespa e pagará apenas uma taxa de administração muito baixa.

Dessa forma, ele já terá uma carteira diversificada com todas as ações que compõe o índice Ibovespa pagando pouco por isso.

O que é a gestão passiva de investimentos?

A gestão passiva dos investimentos é defendida por quem acredita que no longo prazo não é possível ter retornos maiores do que os índices de investimento.

Esse pensamento tem como base a teoria dos mercados eficientes, criada na década de 60 pelo economista Eugene Fama. Segundo essa teoria, os preços no mercado já refletem completamente todas as informações e expectativas.

GUIA COMPLETO DO INVESTIDOR INICIANTE

Em outras palavras, não existem ativos no mercado que estão baratos ou caros. Todos já estão devidamente precificados. Uma mudança na precificação só acontece com eventos aleatórios e imprevisíveis.

Dessa forma, não é possível que nenhuma análise diferenciada consiga consistentemente retornos acima do mercado. Um retorno acima da média do mercado, ou seja, dos índices de benchmark, seria apenas uma questão de sorte.

Além disso, o retorno que o gestor pudesse conseguir acima do mercado poderia ser perdido nos custos do fundo. Que são necessários para o seu funcionamento. Fazendo com que no geral, o retorno fosse o mesmo.

Nos últimos anos, a indústria de hedge fund nos Estados Unidos foi bastante cobrada por em sua maioria não conseguir retornos acima do mercado. O que fortaleceu a tese do fundo passivo.

No entanto, alguns gestores conseguem sim bater constantemente o mercado. O maior exemplo é Warren Buffet.

Para muitos, ele é a prova de que o investimento ativo é a melhor opção. Para outros, é a prova de que existem apenas algumas exceções a regra de que o fundo passivo é mais eficaz.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Rodolfo Izidoro 21 de março de 2020
      Tiago Reis! O Fundo Passivo é um produto indicado a perfis conservadores?Responder
      • Jefferson 22 de maio de 2020
        Geralmente o investidor que tem perfil conservador odeia ver seu patrimônio diminuir, por isso sempre são sugeridos ativos de renda fixa para estes investidores. Eu acredito que, mesmo para este perfil, ter uma parcela do patrimônio (5% a 10% talvez?) num fundo passivo é uma boa alternativa para aumentar o patrimônio a longo prazo. Claro, desde que o investidor não fique se atualizando constantemente sobre os valores das cotas, já que ao menor sinal de queda ele possa vir a resgatar.Responder
    • Tarcisio Bueno 12 de agosto de 2020
      Muito obrigado pelo conteúdo! Onde que eu poderia investir em um fundo passivo no Brasil? Eu gostaria de algo que se assemelha-se ao S&P 500 da Vanguard nos Estados Unidos. Qual seria o site? Tenho uma dúvida em relação a ETF e Fundo passivo. Qual geralmente tem a taxa menor de administração?Responder
      • Suno Research 12 de agosto de 2020
        Boa tarde Um fundo passivo investe em índices de investimentos, logo, cabe ao investidor analisar quais são as taxas e qual o fundo mais vantajoso para ele. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • gUdU 23 de dezembro de 2020
        não existe isso de fundo passivo ser melhor, e nada aqui no brasil é igual la fora man, se vc leu e nao entendeu, fundo passivo em resumo, vc investe 10 mil reais, e daqui 5 anos voce resgata 10500 reais, simples assim, porque? porque as taxas de administração sempre são muito altas, e todo seu lucro vai depender do indice, que é bem ruim, ou seja, voce ta pagando pra alguem algo que a pessoa nem está fazendo nada, quer investir em indice, procure ibova11 e seja feliz sem olhar pra tras, kkk ou qqr fundo que renda 6% ao ano sem taxas de adminstração altas... caso contrario estude mais o mercado de ativos, e fique longe de fundos ruins como os passivos.Responder