Suno Artigos

Cheque nominal: o que é? Saiba como funciona e quando utilizar

cheque nominal

Cheque nominal é uma modalidade de cheque bastante utilizada e, apesar de ter perdido espaço para outras transferências de valor, ainda é muito importante.

Portanto, é fundamental entender como funciona um cheque nominal para organizar as finanças pessoais e não fazer confusão na hora de pagar com cheque.

O que é cheque nominal?

Cheque nominal é um instrumento financeiro que traz o nome do beneficiário do pagamento, ou seja, da pessoa que possui autorização para receber o dinheiro. É possível depositar o cheque na conta do beneficiário em questão ou é possível receber na boca do caixa.

O seu diferencial está no fato de que apenas a pessoa nomeada no documento pode fazer o saque ou o depósito em sua conta. Algo útil para evitar roubos e fraudes no cheque nominal. No entanto, para fazer isso, é preciso saber como preencher cheque adequadamente.

Para que outra pessoa consiga receber este cheque, é preciso que o nomeado nele insira em seu verso o nome do beneficiado, bem como o número do seu CPF, mesmo que seja após o preenchimento de cheque.

Porém, esta exigência pode variar de banco para banco. Nem todo cheque precisa ter o nome do beneficiário assinalado no campo correspondente, como é visto quando se aprende como nominar um cheque.

Entretanto, há um detalhe importante a atentar: todo cheque acima de R$ 100 precisa ser nominal. Com isso, a maioria dos cheques acaba levando o nome do beneficiário. Ou seja: o cheque nominal valor mínimo é de R$ 100.

Cheque nominal não transferível

De forma geral, existem dois tipos de cheque nominativo, que variam de acordo com uma única propriedade: a possibilidade de transferir o valor para terceiros.

O primeiro, o cheque nominal transferível (conhecido como “à ordem”) ocorre quando o emissor permite que o beneficiário possa repassar o valor para terceiro através do endosso.

Dessa forma, nesse tipo de cheque não há nenhuma observação além do nome do beneficiário.

Entretanto, o cheque nominal  não transferível (conhecido como “não à ordem”) tem uso quando o emissor do cheque quer impedir a transferência do valor especificado do beneficiário para um terceiro.

Sendo assim, para isso ocorrer, deve ser usada alguma frase como “não transferível”, “não à ordem” ou outra de significado equivalente depois do nome do beneficiário. Assim, as instituições financeiras não podem fazer essa transferência.

Quais as vantagens e desvantagens do cheque nominal?

Existem diversas características que podem fazer alguém querer usar ou não um cheque nominativo ou um cheque não nominal.

Em primeiro lugar, não é precisa nenhuma conexão com a internet para realizar essas operações, necessário apenas a folha do talão de cheque.

Isso é importante em casos de emergência, como falta de luz elétrica, ou para pessoas que têm mais idade ou não possuem tanta afinidade com tecnologia.

Além disso, como é especificado o nome do beneficiário, as chances de ocorrerem um golpe diminuem de forma relevante, aumentando a segurança da operação.

Por outro lado, é necessário preencher completamente os campos do cheque, sem deixar nenhum espaço para uma pessoa com más intenções fazer uma alteração.

Dessa forma, com os cuidados necessários, é possível evitar problemas na hora da operação. No entanto, ainda é preciso ficar atento para outros pontos, como o cheque sem fundo, por exemplo.

Outros tipos de cheque

Mas o cheque nominal não é o único tipo existente no mercado. Existem também os cheques:

Cheque cruzado

Cruzar cheque é fazer duas linhas na diagonal do canto superior esquerdo para fazer com que ele só possa ser depositado e não sacado.

E se entre as linhas desenhadas ainda tiverem o nome de um banco, o depósito só poderá ocorrer na instituição financeira ali assinalada.

Quem não tem conta no banco em questão pode, então, sacar o valor do cheque cruzado.

Na prática, é algo que dificulta a vida de quem o recebe e dá mais tempo para o pagador providenciar que o dinheiro esteja em conta para cobrir o débito a ser quitado.

O Cheque Nominal Cruzado é uma forma de fazer o seu cheque ainda mais seguro. Além de informar quem tem direito ao dinheiro, é possível evitar o saque do valor..

Com isso, só é possível depositar o dinheiro na conta da pessoa que o nome consta no cheque. Esse tipo de cheque já foi muito importante para o sistema bancário brasileiro, e ainda tem muito uso.

Cheque administrativo

O cheque administrativo, por sua vez, é emitido diretamente pelo banco, que garante que há saldo na conta do usuário para cobri-lo. Trata-se de um documento mais seguro, visto que a dívida é fiada pelo banco.

Por isso, não haverá cheque devolvido pelo motivo 11 (falta de fundo na conta).

Cheque ao portador

Cheque ao portador é aquele cujo nome do beneficiário não está explicitado. Assim, quem o tiver em mãos pode sacar o dinheiro.

O cheque emitido sem nominal é uma prática das mais seguras, mas bastante recorrente no comércio, pelo hábito de trocar cheque.

Cheque pré-datado

O cheque pré-datado, por sua vez, traz no seu corpo a data em que o destinatário poderá sacá-lo, em vez daquela na qual ele foi preenchido, como de costume. A ideia é dar ao pagador mais tempo para obter o dinheiro necessário para o pagamento.

Isso porque ainda é preciso considerar o prazo de compensação de cheque, que não é o mesmo de uma transferência, por exemplo.

Foi possível saber mais sobre cheque nominal? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile