Cartão co-branded: como funciona esse tipo de cartão de crédito?

Dentre os cartões de crédito disponíveis no mercado, uma das opções mais populares é o cartão co-branded.

Também chamados de cartões de varejo, o cartão co-branded visam facilitar o acesso ao crédito dos consumidores a uma loja ou empresa em específico. Já para as empresas, ter um meio de pagamento exclusivo para clientes por meio de um cartão é uma boa estratégia para aumentar a fidelização e a geração de caixa da empresa.

O que é um cartão co-branded?

O cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa feito em parceria com uma instituição financeira. Esses cartões visam fidelizar clientes e podem ser usados em qualquer estabelecimento, desde que aceitem a bandeira estabelecida no cartão.

Diferenças entre o cartão co-branded e o cartão private label?

Na prática, o co-branded, ou cartão de varejo, é um tipo de cartão de crédito, igual o private label. Porém, na modalidade de cartão private label, não se pode comprar em outros estabelecimentos que não sejam credenciados. Assim o cliente fica preso somente a uma rede de varejo.

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Ou seja, o private label é um cartão privado. Logo, como o próprio nome sugere, o cliente não pode usar em nenhum outro local. Essa modalidade de cartão é muito popular em redes de supermercados, farmácias, concessionárias de carros etc.

Já no caso da modalidade co-branded, existe uma bandeira inserida no cartão. Logo, por ter uma bandeira, os usuários terão poder de compra em outros locais, fora o da parceria comercial.

Quais as vantagens de um cartão co-branded?

Como é um cartão de parceria comercial, as principais vantagens são: facilitação do pagamento nas compras na loja emissora e descontos. A rede que emite o cartão sempre visa fidelizar clientes. Por isso, elas costumam criar programas de descontos únicos, para estimular a compra no seu estabelecimento.

Outra vantagem são os programas de pontos onde os clientes do estabelecimento poderão trocar pontos por descontos. Esse é um atrativo para que muitas pessoas prefiram os cartões de varejo aos de bancos.

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Como usar corretamente um cartão co-branded?

O cartão de varejo é um cartão de fácil aquisição para consumidor, devido ao baixo custo de manutenção e aos benefícios nas compras das redes parceiras. Porém, os cartões de varejos devem ser controlados de acordo com a necessidade do cliente.

Não é recomendável fazer vários cartões para várias lojas, já que isso compromete a capacidade de administração das faturas e dos limites. O melhor sempre é deixar apenas um cartão para as compras. cliente mais utiliza e aproveitar as vantagens e benefícios.

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Assim como qualquer outro cartão de crédito, as empresas podem lucrar com os atrasos do pagamento da fatura, além de ganhar com os juros rotativos sobre as compras efetuadas. Por isso, é preciso monitorar de perto esse quesito. Logo, outro ponto para prestar atenção é que os cartões que não cobram a anuidade, na maioria das vezes possuem uma taxa de crédito rotativo ou de parcelamento da fatura alto.

Procure uma loja parceira que ofereça o cartão co-branded de acordo com sua necessidade. A ligação com uma grande rede ou varejo de acordo com o público consumidor ajuda não só a empresa garantir clientes fiéis. Como também gera um cliente satisfeito com as vantagens e descontos.

 

 

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    Tiago Reis