Acesso Rápido

    BRL: o que é e como funciona? Entenda para que serve essa sigla

    BRL: o que é e como funciona? Entenda para que serve essa sigla

    Com o avanço da globalização também aumentaram as trocas de moedas internacionais, por isso foi necessário a definição de uma padronização internacional para o reconhecimento das moedas, como o BRL.

    Sendo assim, é cada vez mais comum as compras internacionais que exigem um código como o BRL para identificar as moedas locais.

    O que é BRL?

    BRL é a sigla que referir-se a unidade monetária do Brasil, o Real. Assim, é importante entender que apesar de serem a mesma coisa, ela não representa o símbolo da moeda que é “R$”.

    Ou seja, essa sigla é usada para representar o Real que é a moeda brasileira, em compras internacionais e na conversão da taxa de câmbio, sendo uma forma comum de exibição de preços em sites internacionais.

    Para que serve o BRL?

    A sigla BRL serve para representar a moeda nacional em sites internacionais. Por se tratar de valores praticados em outros países e convertidos para a moeda nacional, é comum que haja uma variação por conta da cotação da moeda.

    Esse código faz parte do padrão internacional de moedas correntes, conhecido como ISO 4217. Esse é um padrão internacional que estabelece que a sigla tenha 3 caracteres que consigam identificar a origem e o nome da moeda.

    O código BRL surgiu com a criação do ISO 4217 que foi lançada em 1978. A ISO nada mais é que a Organização Internacional para Padronização.

    Desde então, as siglas definidas como padrão são usadas no mundo inteiro como, por exemplo, o USD que representa o dólar, o EUR que representa o Euro e o JPY que faz referência ao Iene japonês.

    A composição desse código é dada por 3 letras sendo que as duas primeiras fazem referência ao país de origem e a terceira a inicial da moeda em uso. No entanto, por conta da troca de moedas a terceira letra pode ser escolhida aleatoriamente.

    Esse é o caso do Brasil, que já passou por diversas moedas. Como o Cruzeiro Real já levava a sigla BRR, cuja terceira letra seria a inicial de Real brasileiro, a letra L foi escolhida aleatoriamente para compor a sigla.

    Qual a utilidade da sigla BRL?

    A principal utilidade da sigla BRL é identificar a moeda nacional no sistema de câmbio. Dessa forma, ao converter reais em dólares são usadas as duas siglas: BRL e USD, e assim é feito com todas as moedas.

    Por meio dessa sigla fica mais fácil identificar uma moeda estrangeira para efetuar a cotação do câmbio, assim como a troca de moedas quando isso se fizer necessário.

    Além disso, essa sigla também é usada para a realização das compras internacionais. Dessa forma, quando alguém entra em um site internacional para realizar uma determinada compra, é assim que o valor irá aparecer em reais.

    Por isso, é comum que o valor em BRL de um determinado produto varie, pois, como ele depende da cotação da moeda, e o nosso câmbio é flutuante, há essa variação no preço durante os dias.

    Foi possível entender o que é BRL? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *