Acesso Rápido

    Assessment: a importância de traçar perfis de colaboradores

    Assessment: a importância de traçar perfis de colaboradores

    As pessoas são únicas. Mas é possível traçar perfis de comportamento que são similares, algo possível por meio do assessment.

    O assessment é um recurso bastante usado por empresas – é uma ferramenta útil para aumentar a produtividade e, por consequência, o lucro líquido.

    O que é assessment?

    Assessment é um tipo de avaliação comportamental que levanta quais são os pontos fortes e os pontos fracos de indivíduos, em geral, ligados ao seu trabalho. Por isso, é uma estratégia bastante utilizada pelos setores de Recursos Humanos. Essa prática também tem se tornado mais conhecida com a popularização de profissionais que atuam como coach.

    Esta palavra é originária da língua inglesa. Assessment em português é, literalmente, avaliação. Seu uso adequado é importante porque, dentro de grandes, médias ou pequenas organizações, a expectativa do que se pretende com uma avaliação comportamental pode variar bastante.

    Gestores tendem a buscar colaboradores com os mesmos princípios, cultura e valores da empresa, com vistas a evitar conflitos de ideias desgastantes em níveis básicos.

    Outra possibilidade, especialmente as grandes empresas, é utilizar esta ferramenta com foco em compliance e prevenção à corrupção. Muitos empreendimentos, inclusive, são obrigados a estabelecer um programa deste tipo.

    Quer se tornar um investidor de sucesso? Veja os 10 livros que todo investidor deveria ler.

    Porém, o mais recorrente nos dias atuais é descobrir novos (e importantes) talentos, contribuindo para aumentar o capital intelectual da organização. Esse ativo, hoje em dia, é mais importante do que o maquinário ou outros recursos.

    Assessment e a busca por novos talentos

    O processo de busca de novos talentos começa com a identificação das necessidades que o profissional vai suprir na empresa. Esse tipo de levantamento decorre do levantamento estratégico de objetivos a serem cumpridos. É uma avaliação que parte do nível de gestão e que deve estar alinhada às diretrizes da empresa.

    Após essa etapa, com o desenho dos requisitos que se pretende atender, os testes de assessment são adaptados para filtrar os candidatos mais adequados à vaga. Esse tipo de recurso é um passo complementar à seleção feita através de currículos enviados por interessados.

    A aplicação dos testes pode ser tanto online como presencial, em formulários de papel. Em relação ao momento, é possível fazer as provas antes, durante ou após as entrevistas presenciais.

    Conforme mencionado, os requisitos a serem analisados variam de acordo com a empresa e a função. Mas, em termos gerais, os testes de assessment são usados para medirem adequação em termos de:

    • Tipo de personalidade;
    • Talentos;
    • Aptidão física às tarefas;
    • Habilidades de raciocínio (leitura, matemática, memória, etc);
    • Inteligência emocional.

    Logo, a seleção das  questões e a duração vão variar de acordo com o que a empresa estiver buscando.

    Vantagens do assessment

    As aplicações do teste de comportamento são muitas. Mas as principais vantagens deste recurso são:

    • Rapidez,
    • Eficácia,
    • Melhores contratações,
    • Proporcionar mais autoconhecimento ao perfilado,
    • Gerar estratégias de ação a partir dos resultados obtidos.

    Você já foi testado por meio de assessment em uma empresa ou por um coach? Conte nos comentários como foi essa experiência e o feedback.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *