Análise do ponto de equilíbrio: saiba mais como avaliar as finanças de uma empresa

Estudar o modelo operacional e financeiro de um negócio é um dos pilares fundamentais de qualquer técnica de avaliação de empresas. Nesse contexto, um dos processos mais utilizados pelas empresas para descobrir se a sua gestão financeira é eficaz é a análise do ponto de equilíbrio.

Devido a sua importância na sustentabilidade financeira da empresa, realizar a análise do ponto de equilíbrio é essencial não só para a gestão interna em si, mas também para os interessados em investir seus recursos na mesma.

O que é a análise do ponto de equilíbrio?

A análise do ponto de equilíbrio é um indicador que mostra o quanto a organização precisa vender para que o valor das receitas atinja o valor dos custos. Dessa forma, a análise do ponto de equilíbrio verifica qual deve volume mínimo de faturamento da empresa para que ela não tenha prejuízos.

Logo, a partir do ponto de equilíbrio, considera-se que as receitas da organização superam seus custos e ela passa a lucrar.

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Como funciona a análise do ponto de equilíbrio?

Análise do ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é uma variável utilizada na gestão financeira de empresas. Por determinar o quanto a empresa precisa vender em um ano para não ter prejuízo, o seu resultado base é sempre zero.

Suas principais características são:

  1.  Indica o momento em que a empresa igualará as receitas e os custos, evitando prejuízo;
  2.  É calculado segundo projeções de vendas;
  3.  Em geral, é calculado percentualmente sobre a receita da empresa;
  4.  Quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado mostra-se o negócio;
  5.  Quanto mais baixo for o indicador, mais custos da empresa estarão relacionados à operação (custos variáveis) em detrimento da manutenção (custos fixos).

Com ponto de equilíbrio de 70%, por exemplo, para um faturamento de R$ 1.000.000 quer dizer que a empresa deixará de ter prejuízos e passará a ser lucrativa quando atingir os R$ 700.000 em vendas.

Logo, quanto menor for o ponto de equilíbrio, menos perigoso o negócio será apresenta. Isso acontece porque, nesse caso, é necessário atingir menos receitas para evitar prejuízos e acumular lucros.

Da mesma forma, quanto mais alto for o ponto de equilíbrio, menos competitiva será a empresa, podendo assim ser facilmente superada por seus concorrentes.

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Calculando o ponto de equilíbrio

Para fazer a análise do ponto de equilíbrio é necessário, antes de tudo, conhecer o valor desse ponto.

O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser obtido por meio da seguinte fórmula:

  • Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / Receita – Custo Variável) x 100

Dessa forma, a receita equivale a Margem de Contribuição menos Custo Variável.

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Funções e vantagens da análise do ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o valor mínimo em vendas para que todos os custos e despesas sejam cobertos. Por isso, a análise do ponto de equilíbrio de uma empresa permite um direcionamento da gestão em relação a:

  •  Metas de vendas;
  •  Aumento ou diminuição da capacidade produtiva;
  • Identificação dos produtos ou serviços mais e menos rentáveis, através de sua margem de contribuição;
  • Agregar mais valor à organização.

Portanto, a análise do ponto de equilíbrio é uma ferramenta para auxiliar as estratégias comerciais, operacionais e financeiras da empresa. Tudo isso para evitar prejuízos e melhorar ao máximo a rentabilidade e eficiência do negócio.

Fazer a análise do ponto de equilíbrio é fundamental para avaliar o valor de qualquer organização. Ficou interessado em aprender mais sobre esse assunto? Confira o nosso minucurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda mais sobre como analisar e precificar corretamente o negócio de uma empresa.

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Tiago Reis
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3 comentários

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  • kleder 22 de agosto de 2019
    ótimo!!!!Responder
  • Mazé Freitas 17 de março de 2021
    Muito bom material esclarecedor.Responder
    • Suno Research 18 de março de 2021
      Olá, Mazé! Tudo bem? Obrigado pelos elogios! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder