Broker: entenda como atua esse agente intermediador do mercado

Nos diferentes tipos de negociações do mercado, existem intermediários que facilitam e orientam a transação entre as partes envolvidas. Um desses profissionais é o broker.

A ação de um broker pode ocorrer de forma pessoal ou em ambiente virtual, dependendo das atividades que estiverem sob sua responsabilidade.

O que é broker?

O broker é uma organização ou um agente do mercado que intermedia a negociação entre um comprador e um vendedor. Broker, em português, significa “corretor” ou “intermediário”.

Ou seja, é o broker responsável por aproximar as partes que tiverem interesse em trocar bens e serviços por dinheiro. Ele também atua de forma a garantir que o valor da própria operação aumente, agindo como um tipo de consultor.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Onde atua um broker?

Pelo sentido amplo do termo, um broker pode atuar em diferentes mercados e atividades, como:

  1. Setor imobiliário: no mercado imobiliário, a atuação do broker é como corretor de imóveis. Neste meio, vem se disseminando o termo “private broker”, que define corretores do segmento de luxo. Estes prestam atendimento personalizado para clientes com alto poder aquisitivo;
  2. Mercado de ações: no mercado financeiro, o broker atua como operador da corretora de valores. Ele participa da compra e venda de títulos e ações. O broker que trabalha com ações é conhecido como “stock broker”. No Brasil, esse cargo é referido como Agente Autônomo de Investimento, e exige certificação;
  3. Comércio: no comércio, o broker atua na indústria, fazendo a intermediação no setor de distribuição. Também participa do setor varejista.

O papel do broker no mercado financeiro

O mercado financeiro é extremamente relacionado e dependente da atuação dos brokers. Mais especificamente, no mercado de ações, por exemplo, este profissional é conhecido como stock broker. Entretanto, no Brasil ele é chamado de Agente Autônomo de Investimento.

A atuação do broker é necessária porque quem pretende realizar investimentos em ações necessita de uma intermediação, pois o negociador não está autorizado a lidar de forma direta com a Bolsa.

Tal intermediação é realizada por uma instituição financeira que tenha autorização para fazê-la. Sendo assim, no caso das ações, essa instituição é uma corretora de valores. As atividades em específico são executadas por meio de profissionais conhecidos como operadores de mercado.

Logo, no mercado financeiro, a figura do broker aparece sempre ligada a uma corretora. Ele realiza a venda ou a compra, seguindo as solicitações que lhe são dadas pelo cliente.

Cada broker deve administrar seus clientes e conseguir rendimentos com suas comissões, a despeito de trabalhar para uma corretora.

Note-se que a lei brasileira não permite que o broker interfira de maneira a recomendar transações com ações. Os analistas que trabalham nas corretoras é que realizam essa tarefa.

Apesar disso, o broker tem como função (caso seja necessária ou solicitada) ainda orientar os clientes no que se refere às suas operações de mercado, auxiliando-os no processo de investimento.

IMPOSTO DE RENDA

A diferença entre broker e dealer?

Dealer, no Brasil, é uma instituição financeira (banco ou corretora) que atua como intermediária para o Banco Central (BACEN) no mercado aberto. Por isso, essas instituições também são chamadas de dealers do mercado aberto.

O objetivo das mesmas é de regular a liquidez no mercado financeiro, através da contratação ou expedição da disponibilidade do dinheiro que circula.

Dealer também pode ser um termo referente às instituições que participam de leilões informais e informam os demais bancos sobre o leilão. São credenciadas pelo BACEN e se tratam dos bancos mais ativos do mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, por sua vez, o dealer pode ser uma pessoa ou uma firma que realiza negociações de valores mobiliários para uma conta própria.

Finalmente, os dealers de câmbio têm a mesma função dos dealers do mercado aberto, porém trabalham no mercado cambial. Ou seja, através deles, o BACEN compra e vende moeda estrangeira, regulando os preços dos papéis e orientando flutuações visando à estabilidade da moeda nacional.

Como os dealers do mercado aberto, os dealers de câmbio são selecionados pelo BACEN de acordo com certos critérios.

MINICURSO VALUATION

O que é o home broker?

Com o advento da tecnologia, as corretoras passaram a oferecer para seus clientes um sistema para comprar e vender ações de forma online. Por isso, esse sistema ganhou o nome de home broker.

Assim, elas funcionam como intermediárias das operações, porém o cliente emite as ordens. Ele só precisa de acesso à Internet e um cadastro.

O sistema home broker disponibiliza análises, cotações e outras informações que auxiliam na tomada de decisões do investidor. Assim, ele pode monitorar suas operações.

No entanto, o broker virtual oferece alguns riscos, especialmente pela falta de uma consultoria e por causa das vulnerabilidades da Internet.

Seja virtual ou profissional, o broker é um das partes essenciais para o funcionamento do mercado financeiro. Para saber mais sobre investimentos, conte com a Suno: baixe, inteiramente grátis, nosso e-book “Como viver de renda na Bolsa de Valores”, e entenda como investir da melhor forma.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    8 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Gian Kojikovski 16 de maio de 2019
      Ótimo artigo!Responder
    • Halon 1 de maio de 2020
      Muito bom. Tirou minhas dúvidas.Responder
    • laura 10 de julho de 2020
      Esclarecedor, mas escorregaram feio na nossa sofrida Língua Portuguesa: "O broker é uma organização ou um agente do mercado que intermedia" a flexão do verbo correta é INTERMEDEIA.Responder
    • Marcelo 29 de julho de 2020
      Broker e Assessor de Investimentos são duas figuras distintas, a matéria misturou um pouco. O Assessor de uma investidora autônoma atua mais na relação com o cliente e proposta de carteira/ativos, enquanto o broker executa ordens e outras funções técnicas (não confundir com Analista que produz relatório), apesar de ter alguma relação com cliente e outros players do mercado.Responder
    • Ana Maria dos Santos 15 de novembro de 2020
      Boa tarde! Como poderia eu me tornar uma Broker? Gostei da forma de trabalhar. Aguardo retorno. Grata: Ana Maria dos Santos.Responder
      • Suno Research 16 de novembro de 2020
        Olá, Ana Maria! Tudo bem? No Brasil, um broker é conhecido por Agente Autônomo de Investimentos. Sugerimos que procure mais sobre a certificação da Ancord. É o primeiro passo a ser dado. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • […] Broker: entenda como atua esse agente intermediador do mercado […]Responder
    • Carlos Fernando 19 de março de 2023
      Bom dia estou fazendo o cadastro, no campo ' organização ' eu sou pessoa física, preencho ou coloco o que? pois não consigo finalizar o cadastro.Responder