Carlos André Carlos André

Carlos André

Perfil de Carlos André
Nome Completo Carlos André
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenharia de Produção
Ocupação Vice-presidente da ANBIMA
Conhecido Como Carlos André
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Carlos André

Quem é Carlos André?

Carlos André é CEO da Santander Asset Management. Ele é conhecido como um executivo de finanças com grande experiência na indústria brasileira, assim como no mercado de capitais, incluindo ações e dívidas, além de gerenciamento de ativos.

Ele foi vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), função que ocupou desde 2017. Carlos ainda foi Diretor Presidente do BB DTVM S/A. Além disso, Carlos André é conhecido por sua longa trajetória no mercado financeiro e, especialmente, no Banco do Brasil, onde atuou por quase quatro décadas.

Em 2009, Carlos ingressou no BB DTVM Gestão de Recursos, filial do Banco do Brasil e uma das maiores empresas de gestão de ativos da América Latina. No final de 2018, Carlos foi nomeado como CEO do BB DTVM. O empresário ainda foi parte da gestão da ANBIMA até 2021.

Biografia de Carlos André

Carlos André se formou em engenharia de produção pela UFRJ no ano de 1986. Ainda em seu período na graduação ele iniciou sua trajetória no Banco do Brasil (BBAS3). Sendo que durante sua carreira o executivo passou por diversas funções do BB, ocupando posições executivas em área como mercado de capitais, gestão de recursos e finanças.

Ainda no campo acadêmico, possui um MBA em finanças pelo IBMEC – Brasil, realizado entre os anos de 1990 e 1991. André também possui uma série de cursos de especialização sobre finanças e mercado financeiro em seu currículo.

No campo profissional, o executivo tem a maior parte de sua trajetória profissional voltada ao Banco do Brasil, sendo que ingressou na instituição financeira quando ainda estava na faculdade, em 1983. Desde então ele galgou posições no Banco do Brasil.

Funções no Banco do Brasil

Em 2000, André assumiu a função de Diretor Geral do BB Securities, sendo a corretora do grupo especializada no setor de renda fixa de países emergentes. Ele permaneceu na posição até novembro de 2006, quando foi transferido para o cargo de gerente-executivo do Banco do Brasil.

Durante um ano e dois meses na função, Carlos trabalhou na criação e estruturação das atividades de mercado de capitais internacional do grupo, no gerenciamento da relação com instituições financeiras e no controle de produtos oferecidos pela rede internacional nas agências do BB.

Em fevereiro de 2008, o executivo se tornou Gerente de Projetos do Banco do Brasil. No período, ele contribuiu no projeto de remodelação do Capital Mkts e o Departamento de Tesouraria do Banco. Pouco mais de um ano depois, André retornou, interinamente, para posição de gerente executivo do banco.

Em julho de 2009, ele iniciou sua trajetória no BB DTVM Gestão de Recursos, onde assumiu o posto de diretor-executivo. Mais de nove anos depois, em dezembro de 2018, Carlos foi anunciado como CEO do BB DTVM.

Carlos André e a ANBIMA

Carlos André
Foto: Divulgação/ ANBIMA

Desde 2017, Carlos ocupou a posição de vice-presidente da ANBIMA, sendo que o empresário se manteve na função até abril de 2021. A expectativa é que ele ficasse durante o biênio 2020-2022.

André esteve junto de nomes conhecidos do mercado financeiro nacional, casos de: Carlos Ambrósio, presidente da ANBIMA e Carlos Constantini, vice-presidente da ANBIMA.

Carlos André foi destaque no grupo também por ocupar a posição de CEO da maior empresa de gestão de ativos da América Latina. Carlos André se tornou então o vice-presidente da ANBIMA.

Ele já fez parte da Associação, através do Comitê de Fundos de Investimento de Renda Fixa & Mutimercado. Além disso, também atuou no Conselho de Fundos de Investimento e já foi presidente da Comissão de Acompanhamento de Fundos. Em abril de 2021, se encerrava o ciclo de Carlos André na ANBIMA.

Carlos André e o Santander

Carlos André foi um executivo do Banco do Brasil desde 1983. Ele acabou deixando o BB em 2021, por conta de mudanças que se observou nos líderes do banco. Encerrava-se assim a longa trajetória de Carlos André no BB.

O Banco Santander Brasil contratou Carlos André em outubro de 2021. Após ser diretor financeiro do Banco do Brasil e também presidente da gestora BB DTVM, ele acabou assumindo como líder da Santander Asset Management.

A Santander Asset Management é uma gestora do grupo brasileiro. Ela possuía, até o período de contratação de Carlos, cerca de R$ 303 bilhões sob sua gestão, conforme dados passados pela Anbima. Carlos André veio para substituir Gilberto Abreu, até então o responsável por esse cargo.

Gilberto Abreu comandou a Santander Asset por cerca de 2 anos. Depois disso, ele assumiu o cargo de diretoria de estratégia. Assim, no Santander, ele vai se reportar a Alberto Monteiro e também a Luis Garcia-Izquierdo.

Reconhecido no mercado de capitais, a biografia do Carlos André é então marcada por sua trajetória como uma das referências brasileiras no segmento de finanças e gestão de ativos.

O que achou da trajetória de vida de Carlos André? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Carlos André

Compartilhe sua opinião