Gilberto Duarte Gilberto Duarte

Gilberto Duarte

Perfil de Gilberto Duarte
Nome Completo Gilberto Duarte de Abreu Filho
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenharia de produção
Ocupação Vice-presidente da ANBIMA
Conhecido Como Gilberto Duarte
Site Oficial https://www.anbima.com.br/
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Gilberto Duarte

Quem é Gilberto Duarte

Gilberto Duarte é vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), função que ocupa desde 2020. Gilberto também é CEO do Santander Asset Management.

Além de sua atuação no Santander e na ANBIMA, Gilberto Duarte é conhecido por seu período na presidência da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) e por seu trabalho em conselhos de algumas empresas.

Formado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP), Gilberto tem a maior parte de sua trajetória profissional ligada ao Santander Brasil (SANB11)

Ele ingressou na instituição financeira no início dos anos 2000, e, ao longo de seu período na empresa, passou por diversas funções de diretoria. Com maior destaque para seu período como Diretor de Investimentos, Seguros, Crédito Imobiliário e Consórcio do Santander.

Desde 2020, Duarte é CEO do Santander Asset Management, onde trabalha em tempo integral.

O executivo também é vice-presidente da ANBIMA e foi presidente da ABECIP por quatro anos.

Trajetória de Gilberto Duarte

Gilberto Duarte

Gilberto Duarte de Abreu Filho se formou no ano de 1995, em Engenharia de Produção pela USP. Ainda pelo campo acadêmico ele é possui um MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No campo profissional, Gilberto começou a carreira como gerente na McKinsey & Company, onde permaneceu de 1996 até 2003. Em seu período na empresa, ele atuou administrando projetos nas áreas financeira e de varejo do negócio.

No início de 2004, Duarte assumiu a superintendência da área de canais eletrônicos do Santander Brasil.

Posição que permaneceu até maio de 2005, quando se tornou CEO da Santander Seguros.

Em fevereiro de 2012, Gilberto deixou a função de CEO da Santander Seguros e se tornou diretor da área de SME do grupo. Cargo que permaneceu por pouco mais de um ano.

Entre 2013 e 2015, ele foi diretor administrativo da área de Real Estate da instituição financeira.

No final de 2015, Abreu assumiu o posto de Diretor de Investimentos, Seguros, Crédito Imobiliário e Consórcio do Santander.

Função que deixou, em 2017, para se tornar o diretor da área de Investimentos do Santander.

Em fevereiro de 2020, o executivo assumiu a função de CEO do Santander Asset Management. Ele ainda é membro do Conselho Consultivo Zurich Santander Insurance America.

Gilberto Duarte além do Santander

Gilberto Duarte

Além de sua atuação no Santander, Gilberto ganhou destaque nos últimos anos por ser membro de diversos Conselhos Empresariais.

Na última década, ele fez parte dos Conselhos de empresas como: Banco Bonsucesso Consignado, CIBRASEC e Pi Investimentos.

Duarte ainda foi vice-presidente, entre 2013 e 2015, e presidente, entre 2015 e 2019, da ABECIC. Ele também vice-presidente da Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) e como conselheiro do Tecban (Banco 24 horas).

O executivo ainda faz parte da gestão de Carlos Ambrósio na ANBIMA, no qual também estão nomes de destaque no mercado, como: Carlos André e Carlos Constantini.

Sendo que desde março de 2020, Gilberto Duarte também ocupa o posto de vice-presidente da ANBIMA. Para conhecer mais sobre a ANBIMA, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Perfis Relacionados a Gilberto Duarte

Compartilhe sua opinião