Zamp (ZAMP3): saída do Novo Mercado é ruim, mas não afeta rating, diz Fitch

Em relatório divulgado na quinta-feira (4), a agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou que a saída da Zamp (ZAMP3) do Novo Mercado da B3 (B3SA3), aprovada em assembleia de acionistas na última quarta-feira (3), é negativa para a empresa, mas não afeta sua nota de crédito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a Fitch, a saída da Zamp, dona das redes Burger King e Popeye’s, “enfraquece seus padrões de governança corporativa”. Atualmente, o rating nacional de longo prazo da companhia está em ‘AA(bra)’, com perspectiva negativa.

Ainda de acordo com a agência, as implicações da medida no rating da Zamp dependerão da estratégia do acionista e de eventuais movimentos que possam afetar a estrutura de capital, o perfil de liquidez e a capacidade de financiamento da empresa.

“Caso a Fitch perceba que a mudança de segmento pode enfraquecer o acesso da companhia a capital de múltiplas fontes e/ou ocorram movimentos de fusão e aquisição, pode haver uma reavaliação dos ratings. A análise considerará riscos de refinanciamentos, execução e impactos no perfil de negócios e financeiro da empresa”, apontou.

O evento ocorre em meio à crescente participação da Mubadala Capital, que atualmente detém cerca de 40% das ações totais e com direito a voto da Zamp. Entre as exigências do Novo Mercado, estão a obrigatoriedade de garantia de tag along para 100% dos minoritários, manutenção de ao menos 20% das ações em circulação, emissão exclusiva de ações ordinárias e manutenção deonúmero mínimo de conselheiros independentes.

Zamp: avaliação da Fitch considerou frustrações quanto à geração de caixa

Em agosto do ano passado, a Fitch afirmou o rating nacional de longo prazo da Zamp e revisou sua perspectiva de estável para negativa. A ação, segundo a agência, refletiu frustrações quanto à recuperação da geração de caixa e da trajetória de redução de alavancagem financeira.

“A empresa tem enfrentado um ambiente de negócios e macroeconômico ainda em recuperação, e seu desempenho operacional tem sido mais volátil do que o previsto pela Fitch. A Zamp ajustou despesas e deve diminuir investimentos para tentar neutralizar essas pressões nos próximos dois anos”, pontuou.

Ainda de acordo com a agência, o rating incorpora “a elevada escala e a robusta presença da empresa no setor de quickservicerestaurants (QSR), sua diversificação geográfica e a forte reputação de suas marcas, que incluem Burger King e Popeye’s”.

“A Fitch espera que a Zamp continue com bom acesso aos mercados de dívida, o que será fundamental para suportar a estimativa de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos e refinanciar o elevado volume de dívidas vencendo no segundo semestre de 2024”, completou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Outras mudanças na Zamp

Além da saída do Novo Mercado, a Zamp comunicou que os executivos Marcos Grodetzky e Ricardo Schenker Wajnberg – presidente e membro efetivo do conselho de administração, respectivamente – renunciaram aos seus cargos.

A empresa informou que o conselho elegeu Renan Andrade e Leonardo Armando Yamamoto para os cargos de membros efetivos do colegiado até a primeira Assembleia Geral da companhia realizada após a vacância.

Na quinta-feira (4), a Zamp também aprovou a antecipação do período de carência de ações entregues em planos de concessão de papéis. Isso terá um impacto de cerca de R$ 46,2 milhões, incluindo encargos devidos pela Zamp.

Na AGE realizada na quarta (3), os acionistas rejeitaram por maioria de votos a inclusão de cláusulas que tornam mais custosa uma eventual aquisição da companhia – como uma cláusula que previa realização de OPA caso qualquer investidor adquira fatia de pelo menos 33% das ações da Zamp.

Desempenho das ações da Zamp

Cotação ZAMP3

Gráfico gerado em: 05/01/2024
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião