Yuan, moeda da China, atinge nível mais fraco em 2024

O yuan, moeda da China, está se enfraquecendo contra o dólar nesta sexta-feira (22) após um movimento recente de estabilidade, e tocou as mínimas em 2024, de acordo com dados da Tullett Prebon.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O enfraquecimento do Yuan ocorreu depois que o Banco do Povo da China (PBoC) estabeleceu uma taxa de referência diária mais fraca para o yuan onshore, o que foi interpretado como um sinal de que o banco central está disposto a permitir que a moeda seja negociada em baixa.

Os analistas também acreditam que o yuan está sofrendo com a mudança de apostas em outros lugares, após uma grande semana de movimentos de bancos centrais, na qual o Japão encerrou sua longa experiência com taxas negativas, e o Federal Reserve (Fed) sinalizou três cortes nas taxas este ano.

O compromisso do Fed com cortes nas taxas deverá enfraquecer o dólar no longo prazo, mas por enquanto muito depende do momento certo.

A instável economia da China é outro fator que pesa sobre a moeda local.

O PBoC cortou algumas taxas no ano passado, ampliando o diferencial de juros entre China e EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

China atrai em IED 215,1 bilhões de yuans

A China atraiu 215,1 bilhões de yuans (US$ 29,88 bilhões) em investimento estrangeiro direto (IED) no primeiro bimestre de 2024, 19,9% menos do que em igual período do ano passado, segundo dados publicados pelo Ministério de Comércio do país nesta sexta (22).

Em comunicado, o ministério atribuiu a queda aos níveis recordes de IED de um ano antes.

Apesar do recuo, o resultado do bimestre foi o terceiro melhor dos últimos dez anos, destacou a pasta.

Em 2023, o volume de IED na China caiu 8% em relação ao ano anterior, quando medido em yuans. No ano passado, o ministério parou de divulgar números em dólares.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião