Yduqs (YDUQ3) compra Centro Universitário em BH por R$ 49 milhões

A Yduqs (YDUQ3) comprou nesta terça-feira (28) o Centro Universitário Newton Paiva, localizado em Belo Horizonte (MG). A rede de educação diz operação custrou R$ 49 milhões.

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“A Yduqs, maior grupo de ensino superior do país, anunciou hoje a entrada para o grupo do centro universitário Newton Paiva, instituição com 50 anos de atuação e referência de qualidade em Belo Horizonte (MG)”, diz a companhia.

“A Newton, como é carinhosamente conhecida pelos mineiros, abriga 7.643 alunos, em 26 cursos de graduação presencial (3.307 estudantes) e 9 cursos no formato semipresencial (957 alunos), além de ofertas em ensino a distância (2.933 estudantes) e pós-graduação (446 alunos)”, acrescenta.

“A instituição tem ampla tradição e reconhecimento nas áreas de Direito e nos cursos de Saúde, com destaque para o curso de Odontologia, em que lidera no mercado local, com cerca de 20% dos estudantes. O centro universitário irá continuar com sua marca, sinônimo de qualidade para os belo-horizontinos, bem com suas unidades atuais”, complementa a Yduqs.

Uma das instituições mais tradicionais da capital mineira, líder em cursos como Odontologia, será a mais nova integrante da rede Wyden, que também pertence ao grupo educacional Yduqs e reúne marcas em São Paulo e nas regiões Norte e Nordeste do país

O montante da compra do Newton Paiva Ferreira será desembolsado pela Yduqs em duas partes: R$ 34,3 milhões pagos à vista e os R$ 14,7 milhões restantes distribuídos ao longo de cinco anos, corrigidos pelo Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

Além disso, a compra do instituto pela Yduqs inclui a formalização de um contrato de aluguel de longo prazo para dois campi, com valores compatíveis aos custos médios de aluguel praticados pela Yduqs, conforme divulgado pela empresa.

A Yduqs acrescentou que, considerando as sinergias e os custos envolvidos na aquisição, sua alavancagem deverá alcançar 2,2 vezes o valor da empresa sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) até 2025.

“Somos reconhecidos no mercado por nossa disciplina, o que se aplica também às escolhas que fazemos com relação a aquisições”, diz Eduardo Parente, CEO da Yduqs.

“Hoje temos um cenário diferente do que experimentamos nos últimos anos, com demanda crescente e maior racionalidade em termos de preços dos ativos. Essa mudança ocorre justamente quando a Yduqs concluiu um ciclo profundo de transformação, e sai dele como uma forte geradora de caixa, com baixa alavancagem, e com muita tecnologia e qualidade no ensino. É uma conjunção que permite movimentos estratégicos de valor, como é o caso com a Newton.”

Yduqs prevê crescimento de lucro líquido em mais de 250%

O grupo de ensino superior Yduqs chamou a atenção do mercado financeiro após o Investidor Day deste ano, realizado no dia 25 do mês passado. No evento, a empresa disse que pretende alcançar um lucro por ação, ou Earnings Per Share (EPS) em inglês, entre R$ 3 e R$ 4 a partir de 2027, com um crescimento do lucro líquido previsto em mais de 250%.

Outro destaque é a previsão de geração de caixa operacional da Yduqs de até R$ 10 bilhões entre 2025 e 2029, com alocação de capital direcionada à redução de endividamento, pagamento de dividendos e aquisições.

A empresa também disse que a estratégia de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning) da rede de educação será focada em dois pontos principais: aproveitar a força das marcas de graduação, como Estácio e Ibmec, para impulsionar a oferta de pós-graduação e atuar no mercado não regulado através de investimentos em nichos específicos.

A expansão da pós-graduação premium, a diversificação de produtos e novas aquisições são vistas como principais fatores de crescimento, segundo relatório da Genial Investimentos.

No segmento premium, o Ibmec planeja crescimento em unidades maduras, novas unidades e aumento de relevância em áreas como Direito e Tecnologia. A expectativa da Yduqs, escreve a Genial, é que a base de alunos cresça entre 30% e 40% até 2028, com a exploração adicional do mercado de São Paulo, onde o Ibmec tem ganhado força.

Para as operações da Estácio e Wyden, a Yduqs destacou a importância dos produtos digitais e a expansão para novas localidades como principais vias de crescimento. No ensino presencial, a empresa vê um cenário positivo para a dinâmica de preços e uma gradual retomada da demanda, com o FIES como um possível impulsionador adicional. No digital, a Genial concorda que há espaço para aumentar a demanda, dado o grande número de pessoas com ensino médio completo no Brasil.

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Yduqs lucra R$ 150 milhões no 1T24, valor abaixo das expectativas

No dia 10 de abril, a Yduqs divulgou, por meio de balanço, um lucro líquido consolidado de R$ 150,7 milhões no primeiro trimestre de 2024 (1T24).

O lucro da Yduqs registrou um aumento de 0,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, o resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, com o consenso dos analistas projetando um lucro líquido de R$ 185 milhões para o 1T24.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Yduqs no 1T24 totalizou R$ 509,1 milhões, representando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa cifra também ficou aquém das projeções do mercado, que esperava um Ebitda de R$ 524 milhões.

A alavancagem ao final do período foi de 1,56x Dívida Líquida/Ebitda, uma melhora em relação ao índice de 1,74x registrado no mesmo período do ano anterior (1T23), mantendo a tendência de redução observada nos últimos ciclos.

receita líquida da Yduqs apresentou um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 1,46 bilhão no primeiro trimestre de 2024.

Apesar do aumento na receita, as margens Ebitda e líquida sofreram uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda recuou 2,9 pontos percentuais, ficando em 34,8%, enquanto a margem líquida caiu 1,1 ponto percentual, atingindo 10,3%.

A base total de alunos da Yduqs aumentou de 1,31 milhão para 1,38 milhão. Atualmente, a composição inclui 278 mil alunos no ensino presencial, 1,08 milhão no ensino digital e 19 mil no segmento premium.

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Murilo Melo

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