Yduqs (YDUQ3) dispara 24% na bolsa após divulgar ‘lucro dobrado’

As ações da Yduqs (YDUQ3) fecharam em alta de 23,8% nesta quarta-feira (10), após a companhia divulgar seu balanço, na véspera.

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A Yduqs quase dobrou seu lucro no 1T23 e ficou bem acima da projeção de analistas, com R$ 149,5 milhões na última linha do balanço.

“A companhia registrou Receita Líquida 8% acima do que estimávamos e 6% acima do consenso de mercado, de $ 1,3 bilhão. Isso resultou em Lucro Líquido de R$ 150 milhões, 100% acima do consenso”, destaca o Bank of America (BofA).

Apesar disso, a casa mantém recomendação neutra para os papéis YDUQ3. O novo preço-alvo, contudo, é de R$ 11.

A expectativa é de que a demanda siga desafiadora para a maioria dos segmentos da empresa, enquanto os nichos mais premium devem ter uma melhora em 2023.

Estima-se um aumento de 130 a 160 cadeiras para alunos de medicina no ano, gerando um incremento na geração de receita.

A projeção do BofA é de que a empresa deve lucrar de R$ 280 milhões a R$ 290 milhões no acumulado de 2023.

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Veja números do 1T23 da Yduqs

A empresa reportou lucro líquido de R$ 149,5 milhões no primeiro trimestre de 2023, resultado 96,6% maior ante os R$ 76 milhões registrados no mesmo período de 2022. Já o lucro líquido ajustado foi R$ 155,9 milhões frente lucro de R$ 96,1 milhões na mesma base de comparação.

O Ebitda da Yduqs (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 494,4 milhões entre janeiro e março, um aumento de 24,8% em relação a igual intervalo do ano passado, quando a companhia reportou Ebitda de R$ 396,2 milhões. Já o Ebitda ajustado foi 21% maior, totalizando R$ 484,4 milhões. A margem Ebitda ajustada foi de 36,9%, 3,3 pontos porcentuais acima no comparativo anual.

A receita líquida da Yduqs registrou crescimento de 10,1%, alcançando R$ 1,313 bilhão no primeiro trimestre de 2023 contra R$ 1,193 bilhão nos resultados de um ano antes. Os segmentos Premium e Ensino Digital totalizaram 59% da receita líquida total da companhia, um aumento de 6 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.

No Ensino Digital, especificamente, o aumento de R$ 83,7 milhões na receita da Yduqs é explicado também pelo aumento de ticket, tanto da captação quanto do aluno veterano com mais de um ano.

No segmento Premium, o crescimento de R$ 59,7 milhões na receita líquida é muito em razão do aumento na base de graduação de Medicina (+14,2%) e de graduação do Ibmec (+8,7%), associado ao forte crescimento da captação (+24,5%), em especial pela abertura da nova unidade em São Paulo. A companhia aponta também o aumento dos preços do aluno veterano com mais de um ano, na graduação de Medicina e Ibmec e aquisição da Hardwork.

Já o segmento Presencial foi o único que sofreu uma redução no período de R$ 23 milhões, resultado do baixo desempenho da captação. Por outro lado, segundo a Yduqs, o crescimento da renovação, combinado com o aumento tanto do preço de captação quanto do aluno veterano com mais de um ano, compensou em parte o resultado.

O resultado financeiro da Yduqs apresentou uma piora de R$ 27,5 milhões, o representa uma alta de 19,1% entre o primeiro trimestre de 2023 e de 2022, fechando o período negativo em R$ 171,8 milhões.

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Eduardo Vargas

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