XP: Juros podem começar a cair em agosto; analistas veem Ibovespa aos 128 mil pontos

Com o fim do mistério em torno do arcabouço fiscal, os juros podem começar a cair em agosto. Ao menos, essa é a análise dos especialistas da XP Investimentos. Nesta quinta (6), os analistas da casa detalharam esse raciocínio e destacaram que enxergam um preço justo para a Bolsa no final do ano em 128 mil pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Tudo isso junto, arcabouço fiscal, efeito da política monetária, uma mudança de meta [de inflação] e a concordância em estender ao longo de tempo a convergência da meta de inflação, nos sugere espaço para corte de juros. Antes, víamos um corte de juros em maio, jogamos para o ano que vem e, depois, voltamos para agosto. Achamos que os juros começam a ser cortados em agosto, porém devagar, 0,25% a cada reunião”, argumenta Caio Megale, economista-chefe da XP.

No evento 100 dias de 2023: como investir agora?, no qual o Suno Notícias esteve presente, o time de research da XP reforça que a apresentação do novo arcabouço fiscal ajuda os agentes econômicos a compreender qual será o plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a sua gestão.

“O arcabouço fiscal sinaliza o seguinte: a política fiscal é expansionista, mas limitadamente expansionista. Então, era difícil até fazer conta porque, se pegássemos todas as declarações do governo: ‘aumenta isso, diminui aquilo’, não sabíamos qual seria exatamente o tamanho. Agora temos uma clareza, uma visibilidade”, destaca.

Essa visibilidade, não necessariamente, traz estabilidade da dívida. Estabilidade vai vir se tivermos aumento da arrecadação tributária, se os juros vierem a cair.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Bolsa aos 128 mil pontos?

Fernando Ferreira, head do research e estrategista-chefe da XP, atualiza que a nova projeção de valor justo para o Ibovespa no fim deste ano é de 128 mil pontos, ante 125 mil. Segundo ele, as razões para esse crescimento foram:

  • melhora nas expectativas de lucro das ações do Ibovespa;
  • redução das taxas de juros de longo prazo após apresentação do arcabouço fiscal;

“Mas a gente faz a análise de cenários também: estressamos os números para chegarmos em um cenário pessimista, que está próximo a 89 mil pontos. No otimista, se as coisas derem certo, os juros voltarem para um nível mais normalizado, esse cenário indica o Ibovespa em 150 mil pontos”, complementa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Dividendos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião