XP: maioria dos resultados trimestrais divulgados até então surpreendeu positivamente

Com a temporada de balanços das empresas brasileiras em andamento, a XP Investimentos afirmou que, até agora, 57% das companhias que compõe o Ibovespa reportaram resultados trimestrais acima das expectativas dos seus analistas, apesar do cenário macro mais difícil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Apesar das preocupações macro, a história micro das empresas continua construtiva. Várias companhias se mostraram resilientes em seus resultados trimestrais mesmo em meio a um cenário doméstico com restrições de mobilidade, enquanto empresas com exposição à forte recuperação econômica global continuam a se destacar”, afirmam os analistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Marcella Ungaretti.

Como destaque entre as companhias que já reportaram seus balanços, a XP aponta para o desempenho das siderúrgicas, como Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3), das locadoras de automóveis, com Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3) e de algumas outras companhias do varejo e setores variados, como a AmBev (ABEV3) e Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Entre os resultados trimestrais negativos, segundo a XP, estão a Cielo (CIEL3), a BB Seguridade (BBSE3) e a AES Brasil (AESB3).

Das companhias acompanhadas pela corretora, várias outras trouxeram seus resultados trimestrais em linha com os consensos. Nomes como Vale (VALE3), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) não surpreenderam nem decepcionaram.

Mais da metade das companhias do Ibovespa já reportaram seus resultados trimestrais

Foram, ao total, 31 balanços analisados. Destes, 13 foram vistos como “positivos”, 13 como “neutros” e cinco como negativos. “Olhando para o restante da temporada de resultados, esperamos que o movimento de recuperação das empresas visto no trimestre passado continue”, afirmam os analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

         

Das 81 companhias que compõe o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, 54% já divulgaram seus resultados trimestrais – faltam ainda, porém, grandes nomes como, por exemplo, Magazine Luiza (MGLU3) e a Via Varejo (VVAR3).

Para o consenso geral, os resultados trimestrais foram ainda melhores do que na análise da XP – que foi um pouco mais contida em suas projeções. O mercado viu como positivos, até agora, 61% dos balanços, 25% como neutros e 14% como negativos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião