Balanços da semana

WhatsApp Pay começa a funcionar em breve para transferências, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, informou nesta segunda-feira (16), durante coletiva de imprensa sobre o Pix, que o WhatsApp Pay, serviço de pagamentos do WhatsApp, deve começar a funcionar em breve.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo Campos, o “Whatsapp vai entrar e vai começar fazendo P2P [person to person: transferência entre pessoas] em breve. Eu tenho conversado bastante com o CEO, inclusive ele tem me dito que o processo no Banco Central foi mais rápido do que em outros países. Estamos avançando bastante. Depois vamos para o modelo P2M [person to merchan: transferências entre pessoas e empresas]. Nossa preocupação é que passe por todos os processos de aprovação”.

Desta forma, o modelo P2P inauguraria as transferências do aplicativo, enquanto o modelo P2M, deve começar a funcionar mais para frente, entretanto, o presidente do BC não divulgou as datas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Além do WhatApp, estamos conversando também com o Google e outras big techs. Existe uma vontade de estar no Brasil, é um mercado consumidor bastante amplo e existe oportunidade de digitalização. […] O Pix é um meio de pagamento, mas vão existir vários outros, é importante que a gente gere novos modelos de negócios. Quanto mais inclusivo o Pix for, mais o volume de pagamentos vai aumentar”, disse.

Enquanto o diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello, acrescentou que a agenda da autoridade monetária não se resume ao novo sistema de pagamentos instantâneos, Pix, mas sim “ao fomento da eficiência dos meios de pagamento”.

O serviço de transferências que ocorrerão por meio do aplicativo pertencente ao Facebook, foi lançado no Brasil em junho deste ano. Contudo, o Banco Central suspendeu a ferramenta, chamada de “pagamentos no WhatsApp”, sob o argumento de que seria necessário realizar uma avaliação das questões de competição e privacidade.

Diante disso, o Whatsapp está em processo de espera para que a autoridade monetária permita oficialmente que o aplicativo inicie a operação do serviço de transferências.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião