Weg (WEGE3) continua perseguindo taxa crescimento de dois dígitos, diz banco; recomendação é de compra

Em relatório divulgado após o Investor Day da Weg (WEGE3), analistas do BTG Pactual (BPAC11) pontuaram que a companhia continua comprometida em alcançar um crescimento sustentável de dois dígitos, em linha com seu histórico de longa data.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-1.png

“A fórmula permanece a mesma: foco na expansão da presença nos mercados internacionais, na exploração de novos mercados e no fortalecimento do core business“, afirmaram os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia.

O banco tem recomendação de ‘compra’ para as ações da Weg, com preço-alvo a R$ 50,00, “devido às perspectivas promissoras de longo prazo, que permanecem intactas”.

No relatório, o BTG lembrou que a Weg tem forte presença em veículos comerciais, e que há um grande entusiasmo em relação à indústria de carros elétricos, à medida que muitos municípios adotam agendas mais verdes. “É importante ressaltar que há uma demanda crescente por soluções de carregamento elétrico enquanto a frota elétrica do país cresce”, destacaram os analistas.

Ainda durante o Investor Day da Weg, a companhia deu maiores detalhes sobre o plano de investimentos em transformadores. Para o BTG, no Brasil, o negócio é tão integrado verticalmente quanto o de automóveis, o que garante sólida lucratividade para a empresa.

“Os investimentos da Weg fora do Brasil (principalmente nos EUA e México) visam corrigir a lacuna no processo industrial. Saímos particularmente otimistas em relação ao mercado de transformadores nos Estados Unidos, onde os incentivos governamentais para a produção local de energia deverão gerar uma procura massiva de novos equipamentos de energia e transmissão”, pontuaram os analistas.

Conversão do Ebitda em caixa da Weg deve voltar próximo a 100%, diz BTG

O banco avalia que a empresa pretende financiar todas as oportunidades de crescimento, mantendo ao mesmo tempo um balanço e uma alavancagem altamente conservadoras. Assim, após um breve período de fraca geração de caixa causado por um capital de giro ‘excepcionalmente elevado’ durante a pandemia, a conversão do Ebitda em caixa deverá retornar aos níveis normalizados próximos a 100%.

“As maiores necessidades de capital de giro durante a pandemia foram bem administradas para garantir estoques suficientes para apoiar o aumento dos pedidos dos clientes, uma estratégia de negócios bem sucedida que lhe permitiu ganhar participação nos principais mercados. Agora que a cadeia de abastecimento recuperou quase totalmente, não há necessidade de suportar estes custos excepcionais”.

O BTG acrescentou ainda que as fusões e aquisições continuam a ser um elemento-chave da estratégia de crescimento da Weg, e que a empresa procura sempre por objetivos que se ajustem bem em termos de produtos e geografias. “Nos mercados internacionais, a estratégia continua a ser a expansão do negócio automóvel, nomeadamente após a integração da Regal“.

BTG: renúncia de CEO da Weg não foi surpresa

A instituição afirmou não ter se surpreendido com a notícia de que o atual diretor-presidente da Weg, Harry Schmelzer Júnior, deixará o cargo a partir do dia 31 de março de 2024., conforme anunciado pela companhia na semana passada.

“Não vemos essa notícia com total surpresa. Ele certamente está entre os maiores CEOs da história corporativa brasileira. O crescimento e o desenvolvimento estratégico e corporativo da Weg durante sua gestão foram inspiradores”, destacou.

Harry Schmelzer Júnior encerra um ciclo executivo de mais de 40 anos na empresa, sendo 16 deles na presidência.

Assim, a partir do dia 1 de abril de 2024, Alberto Yoshikazu Kuba, atual diretor superintendente da divisão de motores elétricos industriais, passa a ser o novo CEO da WEG. Kuba possui mais de 21 anos de carreira na companhia.

De acordo com a companhia, após as deliberações do conselho de administração, os representantes do acionista controlador informaram que proporão o nome de Júnior para a assembleia geral da companhia a ser realizada em abril de 2024, como candidato a um dos assentos no conselho de administração da Weg para o biênio 2024/2025.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Desempenho das ações da Weg

Cotação WEGE3

Gráfico gerado em: 11/12/2023
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião