Por que Wall Street chegou na máxima ignorando o caos político nos EUA

O ataque ao Capitólio foi um terremoto para as instituições políticas em Washington, mas não para Wall Street.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os principais indicadores dos mercados de capitais no Estados Unidos fecharam essa semana em forte altas. Demostrando que Wall Street está muito pouco preocupada com que acontece na capital federal.

O Nasdaq fechou a semana aos 13.201 pontos, o Dow Jones aos 31.097, e o S&P 500 aos 3.824 pontos. Todas máximas históricas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Não que os investidores tenham ficado completamente indiferentes aos acontecimentos em Washington. Por exemplo, o Vix, o chamado “índice do medo“, registrou uma forte alta nas horas de máxima tensão na última quarta-feira (6).

Entretanto, já o dia seguinte o termômetro da volatilidade caiu, e as ações continuaram subindo no mercado financeiro dos EUA.

Embora a situação permaneça incerta até a transferência definitiva do poder, as ambições do presidente Donald Trump de reverter o resultado eleitoral continuam no universo da irrealidade.

A invasão do Congresso enfraqueceu Trump, membros do governo renunciaram e até grandes nomes do partido Republicano, a começar pelo vice-presidente Mike Pence, repudiaram a violência.

Os graves acontecimentos do Capitólio representam uma ferida para a democracia americana cujos efeitos serão medidos em um futuro próximo.

Mas os investidores não os consideraram como um risco concreto a estabilidade do país.

O que os mercados precificaram com mais força foram as outras notícias políticas ocorridas no mesmo dia, como por exemplo a vitória do Partido Democrata no pleito da Geórgia, que elegeu dois senadores.

Um resultado que garante o controle de Joe Biden sobre o Congresso. E isso, no curto prazo, significa que o ambicioso plano de estímulo fiscal do presidente eleito tem mais probabilidade de ser aprovado.

Nessa perspectiva, os investidores continuam fazendo suas escolhas e alimentando a alta nos mercados.

Além da esperada injeção de liquidez, com o lançamento da campanha de vacinação nos EUA e em outros países desenvolvidos a aposta é na volta à normalidade, com a economia que vai voltar a crescer, assim como os lucros das empresas listadas.

Wall Street não estaria exagerando?

A dúvida é: será que Wall Street está longe demais de “main street”?

Isso pois as máximas nas Bolsas de Valores ocorreram não somente após um dia de tumultos políticos, mas também após a divulgação dos dados sobre o nível de emprego nos EUA.

Segundo os dados do governo americano, foram perdidas 140 mil vagas em dezembro, contra uma expectativa de crescimento de 50 mil vagas. A taxa de desemprego se manteve em 6,7%, mais do que o dobro em relação ao início da pandemia.

Em 2020 o número de vagas perdidas na maior economia do planeta chega a 9,37 milhões. O maior número desde 1939.

Por isso, em muitos já se perguntam se Wall Street está ainda ligada a economia real, ou até ao mundo real, ou se a dimensão inédita e gigantesca dos estímulos fiscais e monetários injetados na economia dos EUA já não tenha desconectado mais uma vez o mercado financeiro do resto da humanidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião