Volkswagen investirá R$ 2,4 bi em fábricas de São Bernardo e São Carlos

A montadora alemã Volkswagen informou ao mercado, nesta quinta-feira (29), que vai investir R$ 2,4 bilhões nas plantas das fábricas de São Bernardo do Campo, no ABC de São Paulo, e São Carlos, no interior paulista. O valor será aplicado neste ano e em 2020. Uma fatia do capital será atribuída à produção de um novo modelo da marca, o New Urban Coupé.

Em entrevista a “Exame”, o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, disse que a empresa está crescendo em um ritmo maior do que o do mercado. “Em 2019, a produção da empresa em São Paulo está 10% maior do que no ano passado”, afirmou Pablo.

O novo modelo de carro da alemã, que deve ser produzido em São Bernardo, será exportado para:

  • América Latina;
  • Africa;
  • Asia.

Além disso, o carro modelado por engenheiros nacionais também será feito na Europa. “O modelo foi um sucesso nas nossas clínicas. O conselho mundial adorou o carro e levou para a Alemanha. Agora, esse desenho brasileiro vai ser produzido na Europa”, diz Pablo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O mandatário diz que o investimento também será feito em tecnologia de conectividade, que estará atrelada ao New Urban Coupé. A produção de virabrequins, uma importante peça do sistema mecânico de carros, também aumentará com o investimento.

O executivo afirmou que há alguns anos a montadora tinha que importar esta peça da Alemanha, porém atualmente o peça está sendo feita em São Carlos. “Agora, não só exportamos para a Alemanha, como vamos elevar os embarques para a Europa com esse novo aporte.”

Veja também: Presidente da AT&T sinaliza interesse na Oi em encontro com Bolsonaro 

New Urban Coupé da Volkswagen

A fábrica de São Bernardo produz o Polo e o Virtus, atualmente. Para conseguir dar conta da produção do New Urban Coupé, a planta terá que ser modificada.

Já na unidade de produção da Volkswagen do Paraná, em São José dos Pinhais, os modelos produzidos são: Fox, Golf e T-Cross.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião