Venezuela: 893 venezuelanos chegam ao País com reabertura de fronteira

Na última sexta-feira (10), 893 venezuelanos ingressaram no Brasil, após ao anúncio do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O ditador reabriu a fronteira com o Brasil. Esses dados são do Ministério da Defesa, que contabilizou que somente 150 desses já estiveram no País.

De acordo com o  governo federal, quando a fronteira estava fechada, chegavam entre 400 e 500 pessoas por dia em Roraima. No entanto, os moradores de Pacaraima, acreditam que por conta do clima, que não estava favorável neste sábado, o fluxo migratório foi baixo. Logo após ao anuncio, 89 decidiram retornar a Venezuela.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Reabertura da fronteira

Nicólas Maduro, anunciou na tarde da última sexta-feira por meio de um discurso feito pelo vice-presidente transmitido pela TV estatal.

Saiba Mais: Crise na Venezuela repercute na cotação do preço do petróleo no mercado

“O presidente Maduro anuncia a reabertura da fronteira terrestre com o
Brasil a partir do dia de hoje. E gradualmente, iremos estabelecendo e
consolidando mecanismos de controle para que essa fronteira seja cada vez
mais uma fronteira robusta, de desenvolvimento econômico e produtivo, que
beneficie a ambas as nações”, afirmou o vice-presidente da Venezuela em discurso transmitido pela TV estatal.

A divisa entre a Venezuela e o Brasil foi fechada em 21 de fevereiro, por decisão do governo Maduro. O fato ocorreu devido à ajuda humanitária que o Brasil tentou enviar aos venezuelanos.

Fechamento da fronteira

No dia 21 de fevereiro, Maduro ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil. “A partir das 20h de hoje fica fechada total e absolutamente até novo aviso, a fronteira com o Brasil. Vale mais prevenir do que lamentar”, declarou.

Saiba Mais: Juan Guaidó não descarta intervenção militar dos EUA na Venezuela

O governo de Caracas considera a ajuda humanitária como uma ingerência em assuntos domésticos. A presunção ocorre por conta dos países donatários, na época, terem reconhecido o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. Inclusive o Brasil.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião