Vendas no varejo caem 12,6% em janeiro, aponta ICVA

As vendas no varejo brasileiro caíram 12,6% em janeiro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) apresentou queda de 6,3%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Essa queda seria menor se desconsiderados os efeitos de calendário, que nesse mês impactou negativamente o resultado do varejo. Sem tais efeitos, o índice de vendas no varejo do mês apresentou queda de 10,3%, descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o ICVA apresentou retração de 3,9%.

Os setores que apresentaram maiores desacelerações foram:

  • Livrarias e Papelarias;
  • Supermercados e Hipermercados;

Por outro lado, apresentaram aceleração em relação ao ritmo de janeiro de 2020, os seguintes itens:

  • Drogarias e Farmácias;
  • Turismo;
  • Transporte.
Vendas no varejo / Fonte: Cielo
Vendas no varejo / Fonte: Cielo

“O recrudescimento da pandemia da covid-19 provocou queda no faturamento do comércio. O resultado de janeiro seguiu a mesma linha daquele verificado em dezembro. O segmento de Bares e Restaurantes se destaca entre os mais prejudicados”, afirmou o  diretor de Inteligência da Cielo (CIEL3), Gabriel Mariotto.

Vendas no Varejo com ajuste de calendário / Fonte: Cielo
Vendas no Varejo com ajuste de calendário / Fonte: Cielo

De acordo com ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 7,1%, apresentando desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do País, apurado no mês passado, apontou alta de 4,56% no acumulado dos últimos 12 meses, com desaceleração de 0,25% em janeiro.

Vendas no varejo por região

Segundo o indicador, todas as regiões do Brasil apresentaram desaceleração na na passagem mensal deflacionado e com ajuste de calendário.

  • Nordeste (-13,1%)
  • Sul (-10,8%)
  • Sudeste (10,2%)
  • Centro-Oeste (-6,7%)
  • Norte (-6,1%)

O ICVA acompanha mensalmente a evolução das vendas no varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,5 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião