Vendas de imóveis avançam 23,7% no 3T20, mas lançamentos recuam

Um levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), divulgado nesta quinta-feira (17), mostrou que o mercado imobiliário brasileiro teve alta de 23,7% no volume de vendas de moradias, ao passo que o número de lançamentos de imóveis recuou 10,5% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período em 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além disso, a pesquisa da Cbic mostrou que a oferta final de imóveis recuou 13% entre julho e setembro deste ano, na comparação anualizada.

Por outro lado, quando os dados do terceiro trimestre são comparados com os do segundo trimestre deste ano, os lançamentos apresentam um crescimento 114,1%. As vendas, por sua vez, reportam alta 57,5%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No acumulado deste ano até setembro, o volume de unidades vendidas também avançou 8,4%, enquanto os lançamentos tiveram um recuo de 27,9%, ambos na comparação anual. Já a oferta final recuou 13% na mesma comparação.

Setor vai precisar “repor” o estoque de imóveis

Comentando sobre os dados apresentados, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, salientou que mais imóveis foram vendidos neste ano, mas com menos lançamentos. Nesse sentido, o setor vai precisar “repor” o estoque no próximo ano com construções.

“Como vendemos mais em 2020 que em 2019, teremos que produzir esses imóveis. Essa venda ainda não refletiu diretamente no PIB [Produto Interno Bruto] porque ele ainda vai ser construído. Vendemos mais, porém lançamos menos, quer dizer que no próximo ano teremos que repor estoque e construir o que vendemos a mais aqui”, explica Martins.

Vale destacar que a expectativa é que o PIB da construção civil avance 4% em 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, o presidente da Cbic destacou a importância para o setor de imóveis, a manutenção da taxa de juros baixa, com a necessidade de aprovação de reformas, como a tributária, a administrativa e a nova lei de licenciamento ambiental.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião