Varejistas “copiam e colam” estatais e encolhem na Bolsa; Magazine Luiza (MGLU3) lidera queda

Assim como as estatais, as empresas varejistas desabaram na bolsa de valores no pregão desta quarta (14). Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) são os mais afetados e fecharam em queda de 6,07%, cotadas a R$ 2,63%, segundo o Status Invest.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Na visão de Vitorio Galindo, head de análise fundamentalista da Quantzed, essa queda das varejistas pode ser explicada pela alta da taxa de juros e pelos últimos anúncios do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tudo isso gera uma incerteza maior nos investidores e, consequentemente, puxa os juros para cima. Quanto mais altos os juros, pior para as varejistas”, destacou Galindo em entrevista ao Suno Notícias.

Além dos papéis do Magazine Luiza, as ações de Americanas (AMER3), Via (VIIA3) e Arezzo (ARZZ3) recuaram 2,8%, 2,9% e 1,5% ao final do pregão desta quinta.

O Ibovespa acabou revertendo a tendência de queda e avançou 0,20%, aos 103.745. pontos As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) registraram as maiores quedas do índice, com 9,8% e 7,9%, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além das varejistas, por que as estatais estão caindo na bolsa?

Na noite de terça (13), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que altera a Lei das Estatais. A iniciativa prevê uma diminuição no período de “quarentena” para a indicação de pessoas que tenham ocupado estrutura decisória de partido ou campanhas eleitorais para cargo de presidência ou direção de empresas públicas.

A redução é de um período mínimo de 36 meses para 30 dias. O texto ainda precisa ser debatido no Senado Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A mudança na Câmara ocorreu no mesmo dia em que o presidente eleito Lula nomeou o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) para o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A alteração da lei deve beneficiar nomes indicados por Lula, como o senador Jean Paul Prates (PT-RN), um dos nomes cotados para a liderança da Petrobras no próximo governo.

Essas mudanças mexem com o cenário econômico e, consequentemente, também respingam nas varejistas listadas na Bolsa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião