Vale (VALE3) anuncia suspensão da operação da mina de Sossego

A Vale (VALE3) comunicou, na noite desta quarta-feira (21), que recebeu um ofício da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) comunicando a suspensão da licença de operação da mina de Sossego, da Vale Metais Básicos. O motivo para a derrubada da licença não foi divulgado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A companhia afirmou que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a vigência da operação da mina.

“A Vale reforça o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas”, disse a empresa em comunicado.

A mineradora complementou dizendo que envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas executados na região.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale (VALE3): BTG projeta alta de 39,4% para ações em NY

Em relatório divulgado nesta terça-feira (20), o BTG Pactual manteve a sua recomendação de compra para as ações da Vale (VALE3) listadas na Bolsa de Nova York, que são negociadas por meio de “American Depositary Receipt” (ADR) nos Estados Unidos.

O preço-alvo para a ação da Vale em Nova York é de US$ 19, o que representaria uma valorização de 39,4% em relação à cotação final desta segunda-feira (19).

Para os analistas do BTG, as ações da Vale se encontram com uma boa relação risco retorno no momento, e o preço atual do papel já está refletindo a totalidade dos seus riscos associados.

Os especialistas destacam o momento de dificuldades que a Vale passou nos meses anteriores, com os ruídos em relação à presidência da companhia. Isso porque o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, queria que Guido Mantega assumisse como CEO da mineradora, algo que não foi bem visto pelo mercado.

O episódio gerou mais volatilidade para o preço da ação da Vale, aumentando também o seu risco na época. Apesar de Guido Mantega parecer descartado, algumas questões sobre a definição do CEO ainda preocupam os analistas do BTG.

A casa cita a divisão que supostamente existe entre os integrantes do conselho de administração da companhia sobre o novo CEO da Vale. “Isso sugere um cenário mais desafiador na empresa”, dizem os especialistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião