Vacina deve começar a ser aplicada ainda hoje, diz Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a covid-19 começará ainda hoje após as cinco da tarde em todo o país. A fala foi proferida em evento em São Paulo que marcou o início da distribuição da coronavac, vacina produzida pela companhia chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo coluna do jornal Globo, o início da campanha de vacinação mais cedo se deu por conta da pressão de governadores sobre o Ministério da Saúde. As autoridades de vários estados estariam demandando a antecipação das aplicações da vacina. Inicialmente, elas estavam previstas para começar na próxima quarta(20).

O horário para o inicio da vacinação foi proposto, segundo Pazuello, para dar o tempo necessário para que todos os estados recebam e se preparem para distribuir as dosagens. Das seis milhões de vacinas, 4.636.936 serão distribuídas e 1.357.640 ficarão com o estado de São Paulo, que adquiriu, no primeiro momento, a CoronaVac.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A distribuição do primeiro lote da vacina entre as regiões ficou desta forma:

• Norte: 296.520 doses

• Nordeste: 1.200.560 dosesc

• Sudeste: 2.493.280 doses

• Centro-Oeste: 415.880 doses

• Sul: 681.120 doses

Por volta das cinco da manhã, caminhões de carga refrigerados começaram a deixar o centro de distribuição em São Paulo com as vacinas, escoltados pela Polícia Federal.

O evento contou com a presença de governadores de todas as regiões. João Dória, governador de São Paulo, entretanto, não compareceu à cerimônia após ter trocado acusações com Eduardo Pazuello neste domingo. Ele foi representado pelo seu vice, Rodrigo Garcia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Pazuello afirmou que Dória utilizou vacina como “jogada de marketing”

Após a aprovação por unanimidade da Agência Nacional de Saúde e Vigilância Sanitária, a Anvisa, dada à CoronaVac e a vacina de Oxford, o estado de São Paulo iniciou, imediatamente, uma vacinação simbólica em profissionais da saúde.

Pazuello, em entrevista coletiva, afirmou que o governo de São Paulo fez uma jogada de marketing com a cerimônia de aplicação da vacinas e que as aplicações desrespeitaram a lei. Em resposta, Dória disse lamentar o fato de que o ministro da Saúde, além de comemorar as aplicações, ficar incomodado com elas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião