Oi (OIBR3): V.tal ultrapassa a marca de 15 milhões de casas passadas com fibra ótica

A V.tal, operação de fibra ótica da Oi (OIBR3), superou 15 milhões de casas passadas com disponibilidade de contratação de internet via fibra ótica em todas as regiões do país, informou a empresa em nota nesta sexta-feira (18).

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Lançada ao mercado em agosto de 2021, a V.tal vem acelerando a implantação da internet de fibra ótica numa velocidade de 460 mil casas passadas por mês, com um ritmo de crescimento que tem a perspectiva de atingir 32 milhões de residências passadas até 2025.

A empresa tem um plano de investimento da ordem de R$ 30 bilhões para a expansão da rede já existente e aumento da capacidade, “contribuindo para a massificação da internet de alta velocidade”, diz nota.

Desde o lançamento, a empresa de fibra ótica fechou mais de 20 novos contratos de soluções de rede neutra FTTH (fiber-to-the-home), somando em sua base de clientes mais de 400 contratos de atacado entre operadoras e provedores de internet.

Além da Oi, são clientes da V.tal as empresas Vero, Datora, Master, SoftX, Voa, EasyTV, entre outros.

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Atendimento regional da V.tal

Na região Sudeste, o alcance da V.tal abrange mais de 4,6 milhões de casas passadas com internet de fibra ótica em 63 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

No Sul, são mais de 3,7 milhões de residências em 67 municípios em todos os estados da região.

No Nordeste são mais de 3 milhões de casas passadas em 41 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Piauí.

Na região do Centro Oeste, são 2,3 milhões de residências com o serviço de internet por fibra ótica disponível para contratação em 26 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

Por fim, no Norte, são 1,5 milhão de residências em 17 municípios dos estados de Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

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Entraves na venda de ativos móveis da Oi podem afastar BTG (BPAC11) da V.tal

Os diretores da Oi estão receosos com o desenrolar da venda dos ativos móveis para as concorrentes TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro, bem como com as consequências que a não aprovação pelos órgãos reguladores pode desencadear na venda de outros ativos.

Na análise do Grupo Oi, os entraves podem resultar na desistência do BTG Pactual (BPAC11) na compra de negócio de fibra ótica da V.tal. Isso porque, se a companhia não vender seus ativos móveis, ela pode “quebrar” e a Oi é a principal cliente da V.tal, respondendo por mais de 70% das receitas.

Cerca de 58% da V.tal pertence a fundos geridos pelo banco BTG, que pagaram R$ 12,9 milhões em um leilão realizado pela Oi em julho do ano passado. A compra já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas ainda falta o aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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Monique Lima

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