Uso de máscaras em locais abertos será liberado em São Paulo

O governo de São Paulo decidiu nesta terça-feira (8) que vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. Conforme os técnicos do Comitê Científico estadual, a desobrigação pode ser iniciada a partir desta quarta-feira (9).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em locais fechados, a regra do uso obrigatório de máscaras seguirá mantida.

De acordo com informações antecipadas pelo GloboNews e confirmadas por integrantes do Comitê, a decisão sobre quais destas regras valerão para as escolas será tomada na manhã desta quarta, antes da coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB), marcada para o anúncio das medidas.

Na última segunda-feira (7), o canal também revelou que a Vigilância Sanitária da cidade estudava a liberação de uso de máscaras em locais abertos e aprovava a recomendação. Mas, que ainda era necessária a utilização destas em locais fechados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O estudo realizado pela Vigilância Sanitária da cidade ressalta três recomendações:

  • Manter medidas não farmacológicas de precaução: manter a etiqueta respiratória; higiene das mãos; evitar aglomeração; manter o uso de máscaras em locais fechados, como transporte público;
  • Intensificar a vacinação de dose de reforço da população adulta;
  • A desobrigação do uso de máscaras ao ar livre, e ambientes abertos como ruas a parques.

As recomendações fazem parte do contexto da melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19, conforme o estudo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Neste momento, o Cenário Epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela Covid-19 nas últimas semanas e os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria desde 2020”, aponta o texto. O estudo foi enviado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e encaminhado ao Comitê Científico estadual.

Também na segunda, foi liberada a obrigatoriedade do uso de máscara no RJ pela prefeitura da cidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Flexibilização do uso de máscara em SP em locais fechados: sem data

Na coletiva de segunda, o governador de SP afirmou que ainda não há uma data para a flexibilização de uso de máscaras em locais fechados, e que a decisão depende da análise do Comitê Científico.

O decreto para o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 começou no transporte público na Grande São Paulo em 4 de maio de 2020. Apenas três dias mais tarde, em 7 de maio, a decisão passou a valer para todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião