Uber: Justiça determina que empresa ofereça mais proteção aos entregadores

A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou que a Uber deverá fornecer mais proteção aos entregadores da Uber Eats devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Entre as determinações da Justiça, estão: o fornecimento de álcool em gel, auxílio financeiro em caso de afastamento e pontos de apoio para higienização. A juíza Josiane Grossl, titular da 73ª Vara do Trabalho de São Paulo, atendeu, com isso, um pedido que havia sido solicitado pelo Ministério Público do Trabalho. As informações são da “Agência Brasil” e foram publicadas nesta sexta-feira (21).

A decisão foi justificada pela juíza como uma prevenção devido ao aumento da demanda delivey de comida com a chegada da pandemia de coronavírus. “Ao mesmo tempo em que a utilização do delivery reduz o risco de contágio do consumidor que recebe o produto em casa, os trabalhadores que realizam as entregas ficam expostos ao contágio do coronavírus e, em razão disso, necessária a tomada de medidas a fim de reduzir o risco de propagação do vírus entre esses trabalhadores”, disse Grossl.

A além de produtos de higiene, a Uber deverá instalar mais pontos de apoio aos entregadores, os denominados centros de higienização. O aplicativo conta, atualmente, com um local no centro da cidade de São Paulo, porém outros quatro pontos deverão ser instalados com a nova decisão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A juíza também determinou que a empresa deverá continuar com uma assistência financeira aos trabalhadores que, por causa da contaminação pelo coronavírus, tiverem que se afastar das atividades. Isso deverá permanecer até que a fase azul da quarentena seja decretada pelo governo estadual. A Uber deverá arcar com multas que variam de R$ 1 mil ao valor máximo de R$ 500 mil por item não seguido.

Posicionamento da Uber

A Uber informou, em nota, que a Uber Eats “já cumpre a maioria das medidas trazidas na decisão”. Sobre as exigências que ainda não estão sendo executadas, a companhia afirmou que vai recorrer. A Uber Eats ainda salientou que reembolsa os seus colaboradores pelos gastos com álcool em gel e máscaras, além de fornecer as orientações para evitar a contaminação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião