Trump afasta diálogo com China e ameaça cortar relações com o país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (14) romper as relações com a China e afirmou que não irá falar com o presidente chinês Xi Jinping.

As tensões internacionais entre as duas maiores potencias do mundo escalaram após o presidente norte-americano culpar a China pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Tenho uma relação muito boa, mas agora não quero falar com ele”, declarou Trump à Fox Business. O governante norte-americano ainda afirmou estar “muito decepcionado” com a gestão da pandemia por parte do governo da China.

Quando questionado se os Estados Unidos poderia adotar medidas contra a potência asiática, Trump preferiu não dar mais detalhes. Mas, afirmou que “há muitas coisas que poderíamos fazer. Poderíamos fazer coisas. Poderíamos cortar todas as relações”.

Trump critica China por gestão da pandemia

As tensões entre os Estados Unidos e a China dispararam quando Trump alegou que Pequim haveria ocultado a verdadeira escala do surto da covid-19. Segundo o presidente norte-americano, isso permitiu a abertura para a disseminação do novo coronavírus.

Saiba mais: Trump diz que OMS é marionete chinesa e destaca aportes financeiros

O governo chinês, no entanto, nega as acusações, defendendo que comunicou todas as informações para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mais rápido possível.

A China ainda acusou o governo dos Estados Unidos de tentar travar uma guerra suja em um momento em que a insinuação de que o coronavírus poderia ter surgido em laboratório na província de Wuhan já foi desmentida.

Perguntado sobre os motivos dessas acusações, Trump afirmou: “temos muita informação e isso não é bom. Mas, o pior de tudo, se veio de um laboratório ou de um morcego, é que veio da China e eles devem contê-lo”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião