Balanços da semana

Trump ameaça impor tarifas sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na última segunda-feira (10), que pode impor tarifas a produtos brasileiros, se o Brasil não reduzir as taxas impostas ao etanol importados dos EUA.

De acordo com Trump, o governo norte-americano se baseia na política da reciprocidade. “No que diz respeito ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas. Vamos apresentar algo sobre tarifas e justiça, porque muitos países têm nos cobrado tarifas e nós não cobramos deles. É chamado reciprocidade. Você pode esperar algo sobre isso muito em breve”, disse o mandatário.

A fala de Trump foi uma resposta ao reporter da “GloboNews” que havia questionado se o presidente pediu ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, para articular com o governo brasileiro para reduzir as tarifas impostas ao etanol.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Há algumas semanas Chapman tem sido pressionado por parlamentares democratas sobre o tema, isso porque, a mudança na cota do etanol pode ser explorada politicamente por Trump com os agricultores que são base do eleitorado republicano. O presidente afirmou que “não discutiu muito” a questão com Chapman, mas que conversará “em algum momento”.

O atual acordo prevê isenção de tarifas nas importações de até 750 milhões de litros de etanol por ano. Atingido esse valor, a tarifa passa a ser de 20%. O apelo dos parlamentares norte-americanos é que essa tarifa seja zerada.

“Veja bem, eu gosto muito do presidente [Jair] Bolsonaro. Sei que ele está fazendo um bom trabalho no Brasil. A base da minha administração na relação com qualquer país quando o assunto é tarifa é reciprocidade. A gente taxa o país na mesma medida em que somos taxados”, disse Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião