TikTok: novas regras da China podem dificultar venda do aplicativo nos EUA

A venda do aplicativo de vídeos TikTok para uma empresa dos Estados Unidos pode ser dificultada por novas regras impostas pela China, segundo a própria mídia do país asiático divulgou. As informações são da “Reuters” e foram publicadas neste domingo (30).

Com isso, a vendas das operações do TikTok nos EUA pode necessitar de um aval de Pequim. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a empresa chinesa a vender as operações do aplicativo, que virou febre mundial entre os jovens, se ela quisesse continuar atuando no país. O mandatário norte-americano alegou que a ferramenta representa um risco à segurança nacional dos EUA.

As novas regras impostas pela China estão relacionadas a exportação de tecnologia. Após 12 anos, o país asiático revisou, na noite de sexta-feira (28), uma lista de tecnologias que não podem ser exportadas. O professor de comércio internacional da Universidade de Negócios Internacionais e Economia de Pequim, Cui Fan, afirmou que as mudanças poderiam incluir o TikTok.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Se a ByteDance planeja exportar tecnologias relacionadas, ela deve passar pelos procedimentos de licenciamento”, afirmou Cui, no último sábado (29), em uma entrevista à agência de notícias estatal da China “Xinhua”. O Ministério do Comércio da China teria adicionado 23 itens, que inclui tecnologias como serviços de envio de informações pessoais, baseados em análise de dados e tecnologia de interface interativa de inteligência artificial, à esta lista de tecnologias. O processo para conseguir o aval preliminar para exportação de tecnologia pode demorar 30 dias.

O TikTok está sendo disputado por diversas empresas, como a Microsoft e a Oracle. Elas estariam interessadas em comprar as operações da empresa, não só nos EUA, mas também no Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião