Tesouro Nacional avalia aumentar oferta de títulos prefixados e indexados à inflação

O Tesouro Nacional pretende aumentar o volume de títulos prefixados e indexados à inflação. Segundo o secretário do órgão, Jeferson Bittencourt, existe essa intenção mas primeiro será avaliado o apetite do mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“A gente tem obviamente a intenção de ter maiores volumes de prefixados, de títulos indexados à inflação. Mas também precisamos ponderar isso pelo apetite do mercado”, disse o secretário do Tesouro em live promovida pela Genial Investimentos. Em julho, os títulos prefixados correspondiam a 32% da dívida pública federal.

A iniciativa ocorre em um momento de forte alta da inflação. O IPCA, inflação oficial do país, acumula alta de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses.

Além disso, Bittecourt disse que o órgão tem privilegiado recentemente a colocação de Tesouro Selic (antigas Letras Financeiras do Tesouro), que é pós-fixado, mas que não tem o objetivo de ampliar significativamente o volume destes títulos. Segundo ele, o fato desses títulos terem um prazo maior é um indicador positivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/7205549e-minicurso-tesouro-direto.png

“É uma característica importante neste momento. Estamos tentando desconcentrar vencimentos que ficaram muito concentrados no curto prazo, em função do segundo semestre de 202, quando tivemos que ir a mercado em condições mais estressadas, emitindo títulos mais curtos”.

Veja Também:

Títulos do Tesouro Direto agora têm resgate no mesmo dia

Os títulos do Tesouro Direito passaram a ser pagos no mesmo dia do pedido de resgate. Antes o investidor tinha de esperar um dia útil (D+1) após a solicitação para o resgate do valor.

O pagamento dos títulos Tesouro Direto é válido para os pedidos até às 13h daquele dia, após esse horário a liquidação acontecerá no dia útil seguinte ao pedido. As solicitações após às 18h, que eram atendidas até dois dias úteis, agora terão o recurso em um dia útil.

Para a B3 e o Tesouro Nacional a mudança busca uma melhoria com base na necessidade do mercado, abrindo horizontes para estratégias de alocação de recursos.

Ontem, os títulos indexados ao IPCA apresentavam queda, enquanto que os títulos do Tesouro Direto prefixados, negociavam em alta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião