Suzano (SUZB3) fecha joint venture global com Kimberly-Clark por US$ 1,7 bilhão

A Suzano (SUZB3), maior produtora mundial de celulose, anunciou a aquisição de 51% da operação global de Tissue da Kimberly-Clark. A operação, no formato de joint venture, custará US$ 1,734 bilhão à companhia brasileira e abrangerá negócios em mais de 70 países. O valor total da nova empresa é estimado em US$ 3,4 bilhões.

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A joint venture será responsável por produtos como papéis higiênicos, lenços faciais, toalhas e guardanapos, incluindo marcas como Kleenex, Scott e WypAll. A Kimberly-Clark manterá os 49% restantes da nova companhia, cuja sede será na Holanda e contará com 22 fábricas em 14 países, com capacidade instalada conjunta de cerca de 1 milhão de toneladas por ano.

A receita líquida dos ativos envolvidos somou cerca de US$ 3,3 bilhões em 2024. A transação está prevista para ser concluída em meados de 2026, após aprovação regulatória e reorganização societária da Kimberly-Clark.

Suzano (SUZB3): operação reforça estratégia de internacionalização

Além das marcas globais, a joint venture abrangerá mais de 40 marcas regionais dos segmentos Consumer Tissue e Professional. Marcas como Cottonelle, Viva e Kimberly-Clark Professional farão parte da operação por meio de acordos de licenciamento de longo prazo.

“Esta nova empresa reúne dois players globais que são líderes em seus respectivos setores, com capacidades complementares”, afirmou Beto Abreu, presidente da Suzano.

Para o CEO da Kimberly-Clark, Mike Hsu, a transação está alinhada ao processo de transformação estratégica da companhia. “Estamos felizes em firmar uma parceria estratégica com a Suzano e esperamos trabalhar em estreita colaboração para aproveitar as oportunidades expressivas que se apresentam para nossos negócios internacionais”, afirmou.

A Suzano (SUZB3) já atua no setor de Tissue no Brasil desde a aquisição da operação local da Kimberly-Clark em 2023. A empresa também está construindo uma nova fábrica no Espírito Santo, com investimento de R$ 650 milhões e capacidade adicional de 60 mil toneladas por ano.

Segundo Luís Bueno, vice-presidente executivo da companhia, a experiência local favorece a expansão internacional. “Atingimos ganhos significativos de eficiência nessas operações e temos convicção de que esses resultados podem ser replicados em outras regiões do mundo”, declarou.

O acordo inclui ainda a formação de um conselho de administração com cinco membros – três indicados pela Suzano e dois pela Kimberly-Clark – e uma opção de compra futura da fatia remanescente pela empresa brasileira.

Com a nova estrutura, a Suzano (SUZB3) amplia sua presença no mercado global de bens de consumo e avança em sua estratégia de diversificação.

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Maíra Telles

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